Medicina recebe conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação.

Publicado em 26/04/2019 | Editado em 17/05/2019

Conceito foi determinado a partir de análise positiva de aspectos relacionados à estrutura, ao projeto pedagógico e ao corpo docente do curso.

Foto: Claudia Velho

Como resultado de avaliação do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento de curso, a graduação em Medicina da UCS recebeu conceito 4, em uma escala com nota máxima 5. O grupo de avaliadores esteve na Universidade nos dias 8 e 9 de abril. No período, a equipe do MEC conheceu a estrutura de ensino oferecida aos estudantes. Na verificação, foram considerados aspectos como corpo docente, biblioteca, projeto pedagógico, plano curricular e métodos de ensino e aprendizagem, além das ações de promoção e qualificação de todo o processo formativo. Os itens são distribuídos em três dimensões: Organização didático-pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

O professor coordenador do curso, Renato Luis Rombaldi, salienta os aspectos do curso que receberam avaliação máxima dos avaliadores Ministério. Dentre eles, a qualificação dos professores e o apoio oferecido ao corpo discente no decorrer no percurso formativo. “Hoje, mais de 75% do corpo docente do curso de Medicina tem qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu, ou seja, são mestres ou doutores. Além disso, os programas e ações de apoio oferecidos aos acadêmicos também influenciaram positivamente no resultado”. Dentre as iniciativas, destaque para o Serviço de Atendimento Psicológico e de Orientação Psicopedagógica, que disponibiliza atendimento psicológico aos alunos que necessitarem, e o Programa de Integração e Mediação do Acadêmico, que favorece a inclusão dos acadêmicos em condições especiais de aprendizagem durante a realização de seus estudos.

Em conjunto a essas iniciativas, que beneficiam alunos de todos os cursos, existe também o serviço específico para acadêmicos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, dedicado a fornecer auxílio na esfera psicopedagógica.

A integração com o sistema local e regional de saúde pública, por meio das secretarias municipais de saúde, a estrutura de ensino oferecida no Hospital Geral, a oferta anual de vagas e o projeto pedagógico, além de biblioteca e laboratórios especializados, também foram pontos que contribuíram para o bom desempenho do curso.