Medicina Veterinária: parceria com empresa estrangeira potencializa estudos e pesquisas sobre reprodução animal.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/07/2019 | Editado em 09/07/2019

Vínculo entre docente do curso e a empresa Aidmics Biotechnology, fabricante de sistema que analisa a qualidade do sêmen de animais de diferentes espécies, permite a realização de projetos com o uso de aplicativo em sala de aula.

Impulsionando os estudos na área de Andrologia e Reprodução Veterinária, a parceria do docente do curso de Medicina Veterinária Fernando Paixão Lisboa com a empresa taiwanesa Aidmics Biotechnology, fabricante de um sistema de análise computadorizada de sêmen, se reflete em aprendizado para os acadêmicos do curso. Durante as aulas práticas, eles já podem utilizar o iSperm – aplicativo que a partir de uma lente de microscópio acoplada a um iPad, permite analisar a qualidade do esperma dos animais, de acordo com sua espécie.

A novidade decorre da iniciativa do professor Lisboa, que, ao comprar o sistema para aplicação profissional, voltada à reprodução de equinos, estendeu sua aplicação para pesquisas que realiza na Universidade e em sala de aula. Em contato com a empresa americana da qual adquiriu o produto, a Breeder’s Choice, e, a partir dela, com a fabricante, viabilizou um contrato de colaboração para disponibilizar o aplicativo também para estudos em amostras de bovinos e caninos, bem como outros insumos para a análise de sêmen.

Além do uso em sala de aula, o aplicativo iSperm já foi ferramenta para o trabalho do curso de Medicina Veterinária intitulado “Comparação entre método convencional e computadorizado (iSperm) para avaliação de sêmen equino puro e diluído”, apresentado na Conferência Anual da Associação dos Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), e teve aplicação prática no curso de extensão Capacitação em Reprodução de Cães e Gatos, ministrado na UCS.

 
 
 

Pesquisa em Reprodução Animal

 
A dedicação de estudantes e docentes de Medicina Veterinária à pesquisa na área de Reprodução Animal é uma constante. Na última edição do Congresso Brasileiro da ABRAVEQ, de 5 a 7 de julho, as estudantes Mariana Mazzuchini, Caroline Sutili e Bruna Otaram, sob orientação dos professores Fernando Paixão Lisboa, Leandro do Monte Ribas e Fábio Rizzo, apresentaram oito trabalhos, um deles considerado o quarto melhor na categoria “relato de caso”. É a terceira participação consecutiva do curso no evento científico, sempre com trabalhos premiados.

No XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, em maio, um dos dois estudos inscritos pelo curso, apresentado pela médica veterinária Georgia Battasini, graduada pela UCS em 2018, ficou entre os melhores na área de Reprodução de Animais Silvestres e vem sendo transformado em artigo para publicação na revista científica do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.

Fotos: Medicina Veterinária/Divulgação