Mês de novembro registrou criação de empregos na área de abrangência da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/01/2022 | Editado em 12/01/2022

Dados foram divulgados na Carta do Mercado Formal de Trabalho, do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul.

O Brasil registrou 1,8 milhão de admissões e 1,4 milhão de demissões, resultando na criação de 324,1 mil empregos formais no mês de novembro de 2021, conforme apurou o Observatório do Trabalho da UCS. Os dados foram divulgados na Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho. Os setores que mais impulsionaram este desempenho foram os Serviços e o Comércio, com a abertura de aproximadamente 181 mil e 139,3 mil vagas, respectivamente. Somente o setor da Agropecuária apresentou mais demissões que admissões no mês, com o fechamento de 16,8 mil postos.

O Rio Grande do Sul contou com 112,4 mil admitidos e 93,7 mil desligados, resultando em 18,7 mil empregos abertos. O resultado positivo foi influenciado pela criação de empregos nos Serviços, que tiveram 8,3 mil novos postos de trabalho, e no Comércio, que abriu pouco mais de 7 mil empregos. Nenhum setor registrou mais demissões do que admissões no mês.

A região de abrangência da UCS também apresentou abertura de vagas, com 1,7 mil empregos criados. O resultado positivo do mês foi influenciado principalmente pelo município de Caxias do Sul, que abriu pouco mais de 1 mil postos de trabalho. Apesar do desempenho positivo, quatro municípios apresentaram resultado negativo no período, sendo que Vacaria teve o maior número de desligamentos, com 127 vagas encerradas.

Clique para conferir os dados completos na página do Observatório do Trabalho da UCS.