Mostra UCSTec – Acadêmicos apresentam soluções em gestão para empresas de Caxias e Região.
Na quinta-feira, dia 27, o Centro de Convivência do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul deu espaço à segunda Mostra dos Projetos Temáticos da área de Gestão e Negócios do programa UCSTec. Os trabalhos apresentados por 240 estudantes resultam de um semestre de aprendizagem ativa em quatro projetos temáticos (I– Gestão; II– Processos; III– Econômico e IV– Estratégia e Competitividade), dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Qualidade, Gestão da Produção Industrial e Marketing.
A iniciativa teve participação dos acadêmicos, professores, empresários e dos mentores – profissionais do mercado que atuaram com os estudantes na construção das soluções para as empresas. “O objetivo dos projetos temáticos é – além da ênfase no trabalho em equipe, fundamental para a boa gestão das organizações -, identificar as diferentes áreas que constituem uma empresa, analisar a unidade de diagnóstico e compreender os cenários socioeconômicos para o planejamento e a tomada de decisões. Isso é feito com a aplicação dos saberes teóricos e práticos de cada área de formação, com visão crítica e foco em resoluções reais, trabalhando o perfil profissional focado em conhecimentos, habilidades e atitudes”, explica a professora Maria Gorete do Amaral Gedóz, coordenadora do curso de Tecnologia em Marketing.
A partir da coleta de informações junto às empresas participantes, as equipes fizeram um diagnóstico interno das organizações nas áreas de administração, recursos humanos, comercial/vendas, marketing, finanças, produção/serviços e gestão ambiental, identificando forças e fraquezas.
De volta à sala de aula, com o acompanhamento e orientação de mentores – especialistas de mercado em áreas de gestão – os grupos planejaram melhorias. Deste foco resultou o produto final, a ser utilizado na empresa como solução do principal problema estudado. Para apresentação na mostra, o produto poderia ter o formato de protótipo, maquete, banner, relatório, site, projeto, formulário, equipamento, software, manual, material didático e videodocumentário, entre outros.
Sistemática
Os alunos foram distribuídos em 42 grupos, que integravam as diferentes formações da área, cada um desenvolvendo um diferente projeto em empresas de Caxias do Sul e região, dos segmentos da indústria, do comércio e de serviços.
Projeto Temático I – Gestão: 22 grupos apresentaram o diagnóstico realizado nas empresas, a partir de uma situação-problema vivenciada na prática.
Projeto Temático II – Processos: 11 grupos abordaram os processos internos das empresas diagnosticadas (de serviços, indústria e comércio);
Projeto Temático III – Econômico: 7 grupos apresentaram o diagnóstico econômico realizado nas empresas estudadas, seguindo os mesmos segmentos mencionados acima;
Projeto Temático IV – Estratégia e Competitividade: 2 grupos apresentaram as estratégias pensadas para as empresas em estudo voltado à obtenção de vantagem competitiva em sua área de atuação.
Soluções para aplicação nas empresas
Um exemplo de trabalho no âmbito da gestão foi o desenvolvido pelos estudantes Fabricio G. Salvador, Franciele Mari, Gabriela Carvalho Maciel, Israel Vinícius Kuze, Jéssica Mari, Morgana Prado Govoni e Maiara Pereira, que analisaram um hub de inovação dedicado ao coworking, diferenciado das empresas tradicionais. “Identificamos uma gestão mais simples e dinâmica, sem hierarquias, com todos ajudando na operação”, explicaram as integrantes Morgana Prado, do segundo semestre do curso de Marketing, e Gabriela Maciel, do primeiro semestre do curso de Gestão Comercial. O projeto contemplou consultoria para aprimorar gestão e processos. A atenção aos detalhes operacionais refletiu, inclusive, nos processos da loja da família de uma das integrantes, que aplicou aspectos de organização relacionados à pesquisa. A coordenação foi da professora Andréia Hrihorowitsch.
Também no segmento, o grupo orientado pela docente Zaida Cristiane dos Reis abordou a gestão em serviços em uma empresa que propõe soluções integradas – assessoria, marketing, gestão comercial, entre outras. O trabalho incluiu a análise crítica de departamentos, objetivos, missão, visão, valores, história, com a proposição de melhorias, como a contratação de especialista em vendas e ampliação da equipe. Encaminhadas à direção da empresa, as indicações estão em fase de implementação. “Nos colocamos no papel da gestão, pensando sobre como funciona o negócio e em seu desenvolvimento”, explicaram Gabriela Camilo da Silva, funcionária da empresa, e Ketrin Souza, que está no último semestre de Processos Gerenciais, integrante do grupo composto pelas alunas Camila Vargas, Jéssica Brigido, Gabriela Camilo, Bruna Vargas, Aline Araújo, Elenice Guimarães e Silvia Lima Pereira.
Pensando em estratégia e competitividade, as acadêmicas Andréia Simioni, Andrieli Poch, Caroline Machado e Silvia Marchioro dedicaram-se à desova de estoques de uma empresa do ramo de artigos de festa, visando devolver seu capital de giro. Entre as alternativas encontradas pela equipe esteve o enfoque nos clientes de menor porte, a partir da implementação de e-commerce, da oferta de combos de produtos, e da divulgação. Para Andrieli, do quarto semestre de Gestão Financeira, a experiência agrega muito à formação, por propor o contato com a realidade. “Na prática, corremos atrás para buscar as soluções”, define. Elas tiveram a orientação do professor Paulo Roberto Bampi.
No âmbito econômico, os acadêmicos Carlos Eduardo Sack R., Diovani Ramos Rodrigues, Dônivon Erico da Silva, Gabriel Jahn Lopes, Lucas Dalcin e Wagner Circe dos Santos, sob orientação da professora Olga Maria Blauth de Lima, propuseram melhorias para alavancar as vendas de uma loja de móveis e decoração. A busca de ferramentas para aproximar o comércio de seu público resultou em proposições relacionadas à identidade visual da fachada, slogan e estratégias de divulgação. Lucas, que cursa o quarto semestre de Gestão Comercial, destacou a relação teoria-prática como objetivo do ensino superior “ao preparar para o mercado, nos colocando em contato com os ambientes profissionais”. Ele é um dos sócios da empresa estudada e já projeta a possibilidade de aplicação das propostas.
Abertura
A relevância de aliar teoria e prática deu o tom à abertura do evento. “Nos emocionamos e aprendemos a todo o momento, e a apresentação dos trabalhos é um exercício profissional e pessoal muito grande, transformador”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Rodrigues Gimenez, destacando o ambiente colaborativo entre as diferentes graduações, que é ampliado pela oferta de formação continuada na Universidade. O coordenador do Programa UCSTec, professor Evandro Aguiar da Rosa, agradeceu o engajamento dos participantes de um momento que considerou de excelência. “Este é um laboratório de preparação para a vida profissional, com aprendizado ‘mãos na massa'”, definiu.
Na solenidade, os estudantes Gregori Iago de Souza, do curso superior de Tecnologia em Marketing, e Alini de Souza Dre, de Gestão de Recursos Humanos, representaram os alunos envolvidos. Em um contexto social competitivo, com desafios diversos, reforçaram o valor de poder aplicar, durante a formação, o que é aprendido. “O UCSTec supre a necessidade de aprendizado com a vantagem competitiva de ser voltado à rápida inserção no mercado de trabalho”, consideraram.
Fotos: Claudia Velho