Música em pauta: eventos valorizam educação musical na UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/06/2018 | Editado em 26/06/2018

A música será pauta de destaque na Universidade de Caxias do Sul entre 12 e 15 de julho, durante o 8º Encontro de Educação Musical da UCS e o 3º Seminário de Educação Musical, com a realização de oficinas, palestras e bate-papos com profissionais no Teatro do Campus 8.

A realização do curso de Licenciatura em Música da UCS compartilhará práticas musicais que potencializem a capacitação de músicos, professores, estudantes e artistas em geral, para o ensino da música em diversos contextos, especialmente o escolar. Busca-se, também, o fomento, a ampliação e o aprofundamento das discussões sobre os caminhos da educação musical no Brasil e as possibilidades de ação dos profissionais na área.

Troca de experiências
Coordenadoras do evento, as professoras Cristiane Ferronato e Patricia Pereira Porto, da Licenciatura em Música , exaltam a intenção de oportunizar a acadêmicos e comunidade ampliação e consolidação de aprendizados na troca de experiências práticas e na fundamentação de conhecimentos para ações didático/pedagógicas que promovam a educação musical no Brasil. “Profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente vêm, então, somar e trocar seus conhecimentos com nossos alunos”, explica Cristiane.

É possível se inscrever até 11 de julho na página do evento. A participação também é válida como horas complementares para alunos da Instituição.

Programação

8º Encontro de Educação Musical (de 13 a 15 de julho) e 3º Seminário de Educação Musical (dias 12 e 13 de julho)

12 de julho, quinta-feira

  • 19h: Credenciamento.
  • 19h30: Abertura do 3º Seminário de Educação Musical da UCS, com a oficina O Projeto Guri e suas Diretrizes Educacionais, ministrada pelo percussionista e educador Ari Colares (SP), gerente artístico do projeto. Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro, oferecendo para crianças e adolescentes, no contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, entre outros, com o atendimento de mais de 49 mil alunos ao ano em quase 400 polos de ensino em todo o estado de São Paulo. A abordagem mostrará as diretrizes educacionais contidas no Projeto Político Pedagógico do programa, além de conteúdos transversais que permeiam as atividades.
  • 21h: Bate Papo com Ari Colares, mediado pela professora Cristiane Ferronato, da UCS.

13 de julho, sexta-feira

  • 9h às 17h30: Abertura do 8º Encontro de Educação Musical e Oficina Ritmos Brasileiros – Tradição Oral na Educação Musical, ministrada pelo percussionista e educador Ari Colares (SP). Colares vem desenvolvendo, há 35 anos, um olhar sobre a musicalidade dos contextos das culturas tradicionais populares brasileiras, e a oficina visa promover a vivência e análise da estrutura de importantes ritmos brasileiros por meio da experimentação dos padrões rítmicos vocal, corporalmente e em instrumentos de percussão, além da prática de cantigas relacionadas a cada ritmo trabalhado.
  • 19h: 3º Seminário de Educação Musical da UCS – Palestra As Políticas para Inserção da Música na Educação Básica, apresentado pela educadora Cristina Rolim Wolffenbüttel. A abordagem percorrerá a trajetória ligada à educação musical no Brasil, que resultou em uma lei de inserção na Educação Básica e em uma resolução que define as diretrizes nacionais para sua operacionalização. A fala tratará sobre a inserção dos professores de música nesse processo e o cenário de concursos públicos para professores de Música no Rio Grande do Sul.
  • 20h30: Bate-papo com Cristina Rolim Wolffenbüttel, mediado pelo professor da UCS Vitor Mankze.

14 de julho, sábado

  • 9h às 17h30: 8º Encontro de Educação Musical – Oficina Novas Metodologias de Liderança Musical, ministrada pelo músico e regente Federico Trindade. Serão promovidas práticas, exercícios e dinâmicas com o objetivo de desenvolver diferentes formas de liderança de grupos musicais e de trabalhar diferentes sonoridades, além do aprendizado de maneiras para iniciar aulas e ensaios, trabalhar com aquecimento corporal e vocal, percepção espacial, ritmos e subdivisões, além de técnicas de improviso e de criação musical em grupo.

15 de julho, domingo

  • 9h às 12h30: 8º Encontro de Educação Musical – Oficina Novas Metodologias de Liderança Musical, ministrada por Federico Trindade (RS)

Saiba mais sobre os ministrantes convidados – o currículo ampliado de cada um pode ser acessado no blog do evento:

Ari Colares
O bacharel em Música e mestrando em Educação Musical é músico e educador especializado em percussão e ritmos brasileiros, atuante no Brasil e no exterior, lecionando, tocando e colaborando na gravação de CDs com nomes da música instrumental. É gerente artístico do projeto Guri, ministra aulas em estúdio e oficinas em instituições.

Cristina Rolim Wolffenbüttel
Pós-doutora, doutora e mestre em Educação Musical, é especialista em Informática na Educação com ênfase em Instrumentação e licenciada em Música. Atua na docência e na coordenação de cursos e pesquisas relacionados à área musical, já foi premiada pela dedicação em projetos desenvolvidos junto a escolas e pela preservação e promoção do folclore e manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. É também assessora de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e autora de livros e artigos publicados em revistas e periódicos sobre música, educação musical e cultura popular.

Federico Trindade
O músico é graduado na cátedra de Regência de Coral e mestre em Rhythmic Choir Conducting. Atua há treze anos como regente, professor, percussionista, compositor e arranjador, além de ministrar oficinas de música coral e de percussão corporal, e cursos de improviso em grupo e de desenvolvimento de liderança musical. Rege e dirige o Grupo UPA, é professor do projeto Mais Música e regente convidado do coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis.

 

Imagens: Divulgação