Músico caxiense Valdir Verona apresenta-se no Concertos ao Entardecer deste domingo.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/06/2018 | Editado em 19/06/2018

A quarta edição dos Concertos ao Entardecer – Temporada 2018 será com o músico caxiense Valdir Verona, neste domingo, dia 24 de junho, às 18 horas, na sede social do Recreio da Juventude.

No ano em que comemora 30 anos de estrada, o músico Valdir Verona lança o projeto “Viola de 9 Cordas”. O repertório é uma coletânea com as principais composições instrumentais do violeiro que foram adaptadas para o instrumento e gravadas ao vivo no estúdio.

A “Viola de 9 Corda” é uma criação de Valdir Verona em parceria com Dominus Luthier, com base em pesquisas nas violas brasileiras e violão de 12 cordas. Nas violas nordestinas (usadas pelos repentistas) e viola do fandango caiçara (do litoral sul de São Paulo e litoral paranaense) são encontradas violas em que são mescladas ordens de cordas simples, duplas e, em algumas, também são usadas ordens triplas. Nesta viola de 9 cordas, com três ordens simples e três duplas, o resultado é um instrumento com uma sonoridade encorpada e robusta, mesclando tradição e contemporaneidade.

“Concertos ao Entardecer” é uma realização da Orquestra Sinfônica e do Museu Municipal da Prefeitura de Caxias do Sul, com o apoio do Recreio da Juventude e do LionsEduC. Em agosto deste ano, a série completa 25 anos, sempre com apresentações abertas e gratuitas à comunidade. A apresentação tem entrada franca, sem necessidade de retirada de ingressos, mas sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis.

Programa
Catavento – Valdir Verona
Estações – Valdir Verona
Caminhos do interior – Valdir Verona
Cores de outono – Valdir Verona
Largo do Inverno das 4 Estações – Antônio Vivaldi
Enseada – Valdir Verona
Zamba del violero olvidadizo – Valdir Verona
Parceria n°2 – Valdir Verona e Rafael De Boni
Milonga pra Don Coletti – Valdir Verona
Encontro das águas – Tavinho Moura
Pequeno concerto para minha terra: Grotas/Águas do Santa Cruz/Tons da terra – Valdir Verona

Sobre Valdir Verona
Natural de Caxias do Sul, é músico com 30 anos de estrada, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, pesquisas, produções e direções musicais. Atualmente, além da carreira solo, faz parte do Duo de Viola e Acordeon juntamente com o músico Rafael De Boni e também do projeto Violas ao Sul, em parceria com os violeiros Ângelo Primon, Mário Tressoldi e Oly Junior.

Desde o final da década de 1990, Valdir Verona vem desenvolvendo um trabalho de resgate da viola de 10 cordas na música do Sul que vai desde recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e tablaturas e oficinas.

Formação Musical: Teoria e Leitura Musical de 1987 a 1989 no Instituto Johann Sebastian Bach – Academia de Educação Musical (Caxias do Sul); Violão Clássico, Harmonia e Improvisação de 1992 a 1996 na Prelúdio Centro Instrumental e Técnica Vocal na Sociedade de Cultura Musical (SCM), em 2000.

Discografia: Viola de 9 Cordas (2018); O Violeiro e o Poeta (2017, em parceria com o poeta Juarez Machado de Farias); Duo de Viola e Acordeon – Valdir Verona e Rafael De Boni (2014); Na Estrada (2013); Um Viola ao Sul (2010); Ad Libitum (2009, com o Ária Trio); Encontro das Águas (2007, com o Duo de Viola e Acordeon); Tons da Terra (2000); Acordes ao Vento (1995).

Trabalhos didáticos – livros com CDs encartados: 14 Estudos Progressivos – violão campeiro (2003); Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul – ensaio dirigido ao violão (2006); Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul – ao violão (2012); Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul – Viola de 10 cordas (2015); Rio Abaixo – álbum de partituras – viola de 10 cordas (com lançamento em breve).

Foto: Mazochi Fotografias