Na 10ª etapa, estudo sobre evolução da Covid-19 no RS tem testagem entre 9 e 12 de abril

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/04/2021 | Editado em 08/04/2021

Pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas tem apoio da UCS nas ações locais, que incluem entrevistas e testes de anticorpos.

O estudo Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) entra em sua décima fase entre os dias 9 e 12 de abril. A rodada de entrevistas e testes de anticorpos para o novo coronavírus ocorre em nove cidades gaúchas, incluindo Caxias do Sul. No município, o inquérito populacional é realizado com o apoio da UCS em logística e seleção de candidatos.

Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executado regionalmente pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), o estudo investiga a disseminação do novo coronavírus na população do Estado. A intenção é avaliar a prevalência de pessoas infectadas, medir a velocidade de expansão do contágio na população e determinar o percentual de infectados sem sintomas no RS. Em todo o Rio Grande do Sul, serão visitadas 4,5 mil residências.

No município caxiense, onde o estudo tem o suporte da UCS, profissionais e acadêmicos voluntários da área da saúde visitarão 500 domicílios previamente sorteados. A equipe realiza entrevista e aplica teste de anticorpos para detectar quem já teve contato com o novo coronavírus, seguindo protocolos de biossegurança para proteger a saúde de entrevistadores e participantes.

Haverá a aplicação do teste Elisa, de anticorpos para a Covid-19. O método de testagem demanda a coleta de amostra sanguínea (gota de sangue extraída da ponta do dedo) e os resultados serão divulgados aos participantes após análise de laboratório.