Na Letônia, docente do curso de Licenciatura em Música realiza concertos de órgão.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/06/2018 | Editado em 29/06/2018

Compositor e instrumentista em diversos projetos, Alexandre Fritzen da Rocha participa do evento Vox Angelica 2018 em Riga, capital do país europeu.

O professor do curso de Licenciatura em Música da UCS, Alexandre Fritzen da Rocha, participa, a partir de amanhã, 30 de junho, e também nos dias 1º e 8 de julho, de três concertos de órgão na cidade de Riga, capital da Letônia. Os concertos integrarão o evento Vox Angelica 2018, evento que congrega instrumentistas de diferentes países. No repertório, o músico gaúcho interpretará, além de obra de sua autoria, peças dos compositores Alberto Nepomuceno (Brasil), Ulises Ferretti (Uruguai), Jan Pieterszoon Sweelinck (Holanda), Johann Sebastian Bach e Paul Hindemith (ambos da Alemanha).

O músico é o mais jovem doutor em música do Brasil na área de práticas interpretativas em órgão de tubos. Concluiu seu mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. É também o primeiro doutor em Música, na linha de Práticas Interpretativas/órgão, da UFRGS, tendo sido premiado com bolsa de estudos ao longo de sua formação.

Alexandre Fritzen apresentou-se em diversos estados brasileiros, na Argentina, no Uruguai e na Espanha. Sua trajetória como instrumentista engloba a participação em mais de dez álbuns de diferentes artistas. Participou também da gravação do primeiro DVD de música erudita composto, produzido e lançado no Rio Grande do Sul, intitulado “Súbita Conexão” (direção de Carlos Gerbase). Além disso, integrou diversos projetos, dentre os quais Camerata Brasileira, Rotalunar, Coletivo de Música Popular da UFRGS, Carmen Correa, Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e Renascentes.

Na área de pesquisa, seus estudos versam sobre estratégias de estudo e leitura à primeira vista em instrumentos de teclado. Em 2015 lançou, pela editora alemã OmniScriptum, o livro “Leitura à primeira vista ao órgão: um estudo com organistas universitários”. Já publicou artigos em revistas científicas e participou de congressos e mesas-redondas sobre música. Atualmente atua como pianista co-repetidor do Coro Juvenil do Moinho/UCS.

Foto divulgação: Leli Baldissera