Na Suíça, pós-doutorando em Educação projeta colaborações com pesquisadores da SUPSI
Missão acadêmica desenvolve novas redes de contato com universidade da Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana
O pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Caxias do Sul Paulo A. Pasqual Júnior embarcou para a Suíça no último sábado, dia 28 de setembro, para uma missão acadêmica na Fernfachhochschule Schweiz (FFHS), universidade filiada à Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana (SUPSI). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Paulo permanecerá por duas semanas no país, período no qual ministrará palestras, participará de workshops e realizará diálogos voltados ao fortalecimento das relações entre pesquisadores da UCS e a SUPSI. Entre os principais compromissos esteve a palestra “A Educação a Distância no Brasil: Presente, Futuro e Cidadania”, que o doutorando ministrou nesta terça-feira, dia 1º de outubro, em Zurique, na University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland.
De acordo com Eliana Rela, professora permanente dos programas PPGEDU e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UCS e orientadora de Paulo, a expectativa é que a missão na Suíça fortaleça o intercâmbio acadêmico entre as duas instituições, projetando colaborações futuras entre professores, pesquisadores e programas de ambas as universidades, trazendo benefícios concretos e inovadores para a educação e a pesquisa. “Também temos o objetivo de promover a colaboração entre a Cátedra UNESCO de Cidadania Global, Justiça Social e Sustentabilidade Socioambiental, sediada na UCS, e a Cátedra UNESCO de Educação a Distância Personalizada e Adaptativa, sediada na FFHS”, complementa Eliana.
Paulo é graduado em História e Informática Educativa e doutor em Educação. Sua área de pesquisa é o diálogo entre informática e educação, tema que despertou interesse de Egon Verle, conceituado professor da FFHS que o recepcionou na sede da universidade. “Paulo tem experiência em estudos de pós-doutorado, e na Suíça fará um curso sobre a metodologia Delphi (utilizada em processos de validação de conteúdo, que consiste na construção de consenso de opiniões de um grupo de especialistas). Trata-se da construção de uma nova rede de contato com pesquisadores internacionais e da ampliação do nosso capital intelectual”, conceitua Eliana.
Fotos: Divulgação