Narrativas Serigráficas são apresentadas em mostra no Campus 8 da UCS
Exposição ocorre na Galeria de Arte da unidade universitária. Data da abertura, 7 de junho, terá oficina de serigrafia gratuita e performance.
A Galeria de Arte do Campus 8 da UCS sedia, a partir de terça-feira, 7 de junho, a exposição Narrativas Serigráficas VIII: (DES)HUMANOS. A iniciativa apresenta a produção autoral dos artistas do Projeto Circular, da Universidade Feevale, contemplando produções recentes do coletivo e suas conexões com os outros meios de impressão da gravura contemporânea. O foco é a produção em serigrafia, mas, também, o contato com a xilogravura, a gravura em metal, a litografia, o livro de artista, a arte postal, os lambes e a instalação.
A mostra, que reúne a produção autoral de 38 artistas, desenvolvida em suas pesquisas em torno das reflexões sobre a tônica dos (des)humanos e como a arte pode propor um importante debate cultural e social, será aberta à visitação do dia 8 a 30 deste mês, gratuitamente. É possível conferir de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30.
A curadora e coordenadora do Projeto Circular é a doutora em Processos e Manifestações Culturais Alexandra Eckert, mestre em Poéticas Visuais, licenciada em Educação Artística, e bacharel em Cerâmica. Alexandra é docente na Feevale.
Artistas Participantes: Adri Tesche, Alexandra Eckert, Ana Carolina Dal-Ri, Ana Clara Dieter, Andressa Dutra, Camila Bauermann, Daniele Tonello, Denis Bueno, Eduarda Esmeris Seibel, Gabriel Bulbo, Guilherme Alves Dos Santos, Helo, Isabele Pereira Gandini, Joana Martins Kuhn, Katiele Da Silva, Kia Santos, Larissa Dalpizol, Laura Pinheiro, Letícia Andersson, Lippert, Livia Bortoncello Assis, Lorena Toniolo, Márcia De Oliveira Vargas, Marcos Davi Andres, Martina Berger, Matheus Pixa Flores, Micheli Naveja Resmin, Mizael Domingues, Mroduite, Nícolas Dos Santos, Paula Goulart Da Silva, Paula Degrazia, Raylana Dos Santos, Vera Amaral e Zan.
Artistas Convidadas: Lia Pinheiro, Myra Gonçalves e Rita Da Rosa.
Oficina Serigráfica Gratuita e Performance
A data de abertura da mostra, 7 de junho, terá duas ações vinculadas à exposição: uma oficina serigráfica e uma performance.
A Oficina de Serigrafia gratuita ocorre das 13h30 às 18h30, ministrada pelos alunos da disciplina de Serigrafia do curso de Artes Visuais da Feevale e pelos participantes do Projeto Circular. A coordenação será de Alexandra Eckert.
Para participar da atividade, que tem vagas limitadas, é preciso fazer contato a partir dos e-mails mamgalv1@ucs.br e rdfrizon@ucs.br.
A performance Casulo ocorre a partir das 20h, com as artistas Vera Amaral e Martina Berger, e consiste na tecelagem de um casulo tramado com fios de couro, de descarte de uma indústria. Os visitantes da exposição poderão interagir entrando no casulo e continuando a tecelagem.
A obra faz alusão ao confinamento no período da pandemia, e à transformação da vida cotidiana dos humanos, enclausurados em suas casas. No casulo acontece a metamorfose, tempo de transformação.
Crédito: Projeto Circular