Nova obra da EDUCS valoriza a diversidade das etnias que formam a Serra Gaúcha

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/12/2024 | Editado em 19/12/2024
Diferentes etnias registradas na fotografia do imigrante italiano Domingos Mancuso, na capa da obra. Acervo: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Dos povos nativos aos migrantes nacionais e internacionais, livro é inédito ao sintetizar os aspectos históricos e culturais da construção regional com linguagem acessível e didática. Publicação será distribuída gratuitamente em escolas

Franceses – frei capuchinho Efrem de Bellevaux nas primeiras incursões na região de Vacaria (RS), década de 1900. Acervo: Museu dos Capuchinhos

Comprometida com o registro histórico dos fatos, elementos, povos e movimentos que formam a cultura rio-grandense, a Universidade de Caxias do Sul lançou no dia 11 de dezembro a obra Serra Gaúcha: Etnias e Diversidade. Com olhares sobre o processo histórico regional, o livro contribui para a importante reflexão sobre a diversidade que levou e ainda leva à construção de um patrimônio humano comum, partilhado e entrelaçado. As diferentes formas de ser, viver e conviver dão sentido aos dias atuais e permitem melhor compreendê-los.

Com textos assinados por 19 autores e ilustradas com cerca de 100 imagens, as páginas mesclam aspectos históricos e culturais convidando o leitor a pensar nos múltiplos encontros e processos socioculturais específicos dos grupos étnicos e suas relações. O panorama das etnias que se desenvolveram e imprimiram marcas na paisagem cultural do território que constitui a Serra Gaúcha inclui indígenas, negros, portugueses, italianos, alemães, poloneses, suíço-valesanos, britânicos, franceses, espanhóis, sírios, libaneses, húngaros, senegaleses e os demais imigrantes e migrantes contemporâneos.

Haitianos – imigrantes no desfile da Festa da Uva de Caxias do Sul. Acervo: IMHC-UCS

Compondo uma visão de conjunto, o conteúdo torna-se material didático de apoio aos professores, introdutório ao tema e com linguagem acessível. A publicação será distribuída a escolas de Caxias do Sul e região e também estará disponível no formato de e-book para download gratuito.

Com organização do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, da pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, do diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade, Anthony Beux Tessari, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Roberto Radünz, a publicação é da Editora da UCS, com patrocínio da Móveis Florense. “O livro foi feito a muitas mãos, o que é coerente com a diversidade cultural abordada. A Universidade de Caxias do Sul reuniu pesquisadores com saberes consolidados para tratar de um conjunto de etnias que povoaram e embelezaram o mosaico cultural da Serra Gaúcha. O objetivo é oferecer muitas possibilidades para pensar e compreender nosso contexto contemporâneo e regional”, sintetiza o reitor.

 

Suíços – Imigrantes em Carlos Barbosa (RS), 1925. Acervo: Associação Suíço-Valesana do Brasil
Alemães – escola em Nova Petrópolis (RS), 1937. Acervo: Arquivo Histórico Municipal de Nova Petrópolis
Portugueses – aniversário de Antônio Mano, na Tanoaria San Martino (Caxias do Sul), 1948. Acervo: Tadiane Tronca

 

 

Sesquicentenário da Imigração Italiana

O compromisso da Universidade de Caxias do Sul com a valorização da herança cultural dos povos formadores da região resulta em diferentes iniciativas, como a dedicação à celebração dos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, que serão completados em maio de 2025. Até lá, e na presidência da comissão executiva das comemorações no âmbito caxiense, além de integrar a comissão oficial do governo estadual dedicada aos festejos, a instituição movimenta diferentes projetos. Entre as novidades editoriais está o Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS – saiba mais.

Evento de lançamento
Organizadores – professores e gestores acadêmicos – com o cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, a coordenadora da EDUCS e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Fotos: Bruno Zulian

O lançamento da obra, no Centro de Convivência do Campus-Sede, teve o prestígio da comunidade e a presença de vários dos autores, que receberam oficialmente os exemplares publicados e o agradecimento pelo trabalho que, como ressaltou o reitor Gelson Leonardo Rech, “resulta em mais do que um produto, em um registro histórico que entrega conhecimento, é instrumento didático acessível para todos os que desejam entender sobre as etnias, apresentadas lado a lado para evidenciar o mosaico, a soma que cria a nossa realidade. Esta é a nossa Serra Gaúcha, multifacetada e etnicamente diversa, portanto rica”, celebrou. A coordenadora da Editora da UCS, Simone Côrte Real Barbieri, contextualizou a dedicação da EDUCS, desde suas origens, ao registro da memória da imigração na região, e pontuou o ineditismo da abordagem e do cunho pedagógico da nova publicação.

O cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, também representando a empresa Móveis Florense, valorizou a relação institucional de longa data com a UCS, a cada projeto fortificada, e a importância das empresas apoiarem iniciativas de cultura e educação. A publicação do livro Serra Gaúcha: Etnias e Diversidade integra a programação pelo sesquicentenário da imigração italiana no RS. “Nossa admiração ao trabalho dos pesquisadores e ao protagonismo da UCS nos festejos”, parabenizou o cônsul, já na expectativa pelas ações planejadas para o decorrer de 2025.

A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, valorizou o conjunto de professores e pesquisadores que formam a UCS, manifestando orgulho por ter sido aluna, e exaltou a relevância da ciência para tornar as pessoas melhores através do conhecimento. Sobre o tema da obra que permitirá multiplicar os saberes, inclusive dentro das escolas, pelo cunho didático, pontuou: “nossa diversidade regional é muito rica, e precisamos cada vez mais deste encontro, isso é o que nos torna grandes”.