Saiba mais sobre o profissional de Podologia e o curso da UCS
Conheça o curso tecnólogo ofertado pela Universidade de Caxias do Sul
Os pés são a base de sustentação do nosso corpo e também precisam de cuidado. Pelo esforço e necessidades do dia a dia, os pés estão sujeitos a muita tensão e desgaste e podem ser afetados por calosidades, rachaduras, problemas nas unhas e doenças na pele, entre outros males.
Assim, a Podologia é a área da saúde que estuda e cuida dos pés, que tem o objetivo de diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés. O profissional especializado em Podologia pode receber o nome de podólogo, podologista ou podiatra.
Dentre as atividades do podólogo estão a prevenção e o tratamento de lesões nos pés, além do aconselhamento correto sobre os cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são mais adequados.
Mercado de Trabalho
O mercado da podologia, assim como as demais áreas da saúde, possui uma demanda alta e constante. A quantidade de informações disponibilizada na internet aumentou consideravelmente a busca de pessoas com necessidades especiais como idosos, pessoas com doenças crônicas como diabetes por profissionais especializados em tratamento localizados, como é o caso do podólogo.
Um podólogo pode atuar em clínicas, hospitais, SPAs, salões de beleza e até mesmo como autônomo. Ele atende pacientes de qualquer idade e pode se especializar em algumas áreas, tais como Podopediatria (atendimento a crianças); Podogeriatria (cuidado com os pés de pessoas idosas); Podologia Desportiva (atendimento a atletas) ou até mesmo em Podologia Laboral, quando o profissional trata dos pés de trabalhadores, orientando os pacientes quanto ao tipo de calçado adequado para cada atividade e tipo de piso.
Como se tornar um Podólogo?
Para atuar como podólogo é necessária a formação em um curso técnico em Podologia. Você já conhece o curso técnico em podologia da UCS? Com ele você pode se desenvolver e se destacar no mercado.
Além de ter interesse pela área da saúde, ter habilidades manuais e gostar de cuidar de outras pessoas, o podólogo formado pela UCS utilizará laboratórios e a estrutura universitária, além de ter plenos conhecimentos de áreas importantes, como fisiologia, patologia, anatomia, microbiologia, imunologia e biomecânica dos tornozelos e dos pés, por exemplo.
Confira informações sobre o curso e inscreva-se clicando aqui.