Observatório do Trabalho: região de abrangência da UCS abriu empregos formais em maio

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/07/2021 | Editado em 02/07/2021

A Carta de Maio do Mercado Formal de Trabalho acaba de ser divulgada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, confira os principais destaques:

No Brasil, foram abertos 280,7 mil empregos formais, e o Rio Grande do Sul criou 7,5 mil postos de trabalho.

Na região de abrangência da UCS também houve criação de empregos, com 655 novas vagas em maio. A maioria das cidades registrou desempenho positivo, e Caxias do Sul foi o município que abriu mais postos de trabalho no mês, com 543 vagas abertas, sendo a maior parte nos Serviços. Já Bento Gonçalves foi a segunda cidade com maior geração de empregos, com 339 admissões líquidas. Apesar do desempenho positivo da região, Vacaria foi a cidade que mais encerrou empregos, com 928 postos fechados.

O saldo positivo da região reflete a abertura gradual da economia, impulsionado pela atividade econômica em trajetória de retomada, sobretudo nos Serviços. Para os próximos meses, a perspectiva é que continue a criação de empregos formais, tendo em vista o avanço da vacinação, aumento da circulação de pessoas e prorrogação dos programas governamentais, como o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).

Acesse o documento completo. Mais informações podem ser conferidas na página do Observatório do Trabalho.