Orquestra Jovem UCS LionsEduC se apresenta na Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante
Concerto ocorre no dia 11 de outubro, às 16h, no Palco Principal do evento literário
A Orquestra Jovem UCS LionsEduC se apresenta nesta quarta-feira, às 16h, no Palco Principal da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A formação reúne jovens de 10 a 14 anos que têm aulas desde outubro do ano passado através de uma iniciativa do LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e a Escola de Música da UCS.
Formada por 50 jovens, a Orquestra Jovens UCS LionsEduC investe na formação dos estudantes através oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. As apresentações ao público integram o processo formativo dos integrantes da Orquestra.
A apresentação começa com uma abertura didática, quando são executados trechos de músicas, seguindo com um repertório que inclui O Marisco / Trem de Ferro, Frère Jacques (Tradicional); Brilha, Brilha Estrelinha (Tradicional); Finlândia (J. Sibelius); Conversations (Lee Ewing); Cânone em Ré (J. Pachelbel); Greensleeves (Tradicional); Instinct (Brian Balmages); e Bella Ciao (Tradicional).
O projeto de formação e apresentação dos jovens músicos segue diferentes etapas. A fase atual, com os próprios alunos envolvidos nessas apresentações, permite demonstrarem o domínio teórico e prático nas atividades. As apresentações são inclusivas, contando com intérprete de libras.
A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e à Escola de Música da UCS com apoio do curso de Licenciatura em Música da Universidade. A coordenação pedagógica é do professor Fábio Alves e as atividades se inserem no contexto do UCS Cultural, setor coordenado por Moacir Lazzari, e da Escola de Música da UCS, coordenada pelo professor Vitor Manzke. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e da equipe da Lynch Gestão Cultural.
O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Randoncorp, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é do Ministério da Cultura.
Fotos: Tatieli Sperry