Acadêmica do curso de Design desenvolve lenços para pacientes do HG com câncer de mama.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/10/2019 | Editado em 17/10/2019

Maria Luiza Santin da Silveira, acadêmica do curso de Design, teve a supervisão da professora Aline Fagundes na criação da estampa e no desenvolvimento da peça. Os 100 lenços foram produzidos no Design Center da UCS e entregues ao Hospital Geral de Caxias do Sul para distribuição entre as pacientes em tratamento contra o câncer de mama. 

O processo criativo teve início no mês de setembro, com pesquisas de referência sobre a importância do acessório. Para o conceito, considerou-se que o lenço, icônico na história da moda, acompanhou gerações, comportamentos e revoluções. Sua história revelou a multiplicidade de usos e o acompanhamento das  inovações tecnológicas e do mercado de consumo – de acessório para proteger os cabelos na jornada de trabalho à glamourização a partir das atrizes de Hollywood. “Hoje, o lenço exerce uma função simbólica muito importante para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama: é símbolo da luta, da autoestima e da solidariedade”, argumenta a professora.

Com referências na natureza, as peças foram ilustradas com flores do campo, remetendo à diversidade das mulheres diagnosticadas. “O desabrochar da flor também é simbólico, por representar o processo de tratamento e renovação das pacientes”, explica Aline, lembrando que os cristais, elemento de preenchimento, conectam-se ao seu valor, importância e força. De tecido leve e fresco, com um tamanho que permite diferentes usos – como turbante e echarpe, por exemplo – a proposta é que o lenço auxilie na fase de descoberta ou reafirmação da autoestima durante o tratamento.

Desenvolvida no Design Center da Universidade de Caxias do Sul – espaço de oferta de serviços à comunidade, que conecta os estudantes ao universo profissional – a peça representa a mobilização e apoio dos cursos de Design e de Moda às ações do Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama. A entrega ao Hospital Geral de Caxias do Sul foi realizada nesta terça-feira, 15 de outubro (foto abaixo).

“Com a entrega das peças, queremos reforçar que essas mulheres não estão sozinhas”, enfatiza a professora Aline Fagundes, sobre o projeto concebido por mulheres que entendem a importância da união, da empatia e do autocuidado.

A iniciativa teve suporte técnico das professoras Mercedes Lusa Manfredini, Paula de Lemos e Gilda de Ross, do curso de bacharelado em Moda. Também se destacou o apoio da secretária acadêmica do Campus 8, Enilda Gabana, “inspiração para a criação dos lenços em função do ativismo e mobilização pelo Outubro Rosa, e por ter também enfrentado um câncer de mama”. Enilda articulou apoios como o do Lions Clube Educação e Cultura – Lions Educ, entidade que integra. O projeto também contou com o apoio institucional da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS e da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Fotos: Aline Fagundes e Elisangela Candido da Silva Dewes