Paratleta de Taekwondo da equipe ACTKD/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul é convocada para Campeonato Mundial

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/11/2021 | Editado em 23/11/2021

No início de novembro, Maria Eduarda Machado Stumpf conquistou o vice-campeonato brasileiro de Parataekwondo na classe K-44. Desempenho rendeu convocação para representar seleção brasileira em competição que ocorre em dezembro, na Turquia.

Maria Eduarda e Daniel Brisotto.

No último Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em São Paulo, a paratleta da equipe ACTKD/UCS/Prefeitura de Caxias do Sul, Maria Eduarda Machado Stumpf, 17 anos, conquistou o vice-campeonato na classe K-44.

Para além da conquista, o desempenho foi coroado com a convocação da Confederação Brasileira de Parataekwondo (CBTKD) para integrar a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Parataekwondo, que ocorre na Turquia, entre os dias 11 e 12 de dezembro de 2021.

A paratleta, com lesão de plexo braquial, nascida em Itaqui, RS, treina na Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD), na Vila Poliesportiva da UCS. Veio para Caxias do Sul com a família em 2006 e, através de uma treinadora de natação, esporte que praticava na UCS, conheceu o coordenador da Associação Caxiense de Taekwondo, Daniel Brisotto. “Comecei a praticar o taekwondo e me apaixonei pelo esporte, conquistei autoconfiança, melhorei a forma de enxergar a minha lesão e, daqui para frente, quero inspirar pessoas que tenham qualquer deficiência a acreditar em si mesmos. Que nunca desistam de conquistar o seu espaço não só no esporte, mas na vida”.

Maria Eduarda já foi Campeã Brasileira de Parataekwondo (2018), competição que integrou também em 2019, participou do primeiro Campus Virtual Internacional de Parataekwondo Kiorugui (2020) e da Copa Regional Sul (2019 e 2021).

ACTKD
Sediada na Universidade de Caxias do Sul – e com outro polo no bairro Madureira -, a Associação Caxiense de Taekwondo, que reúne 140 alunos, representa a marca da instituição em eventos no Brasil e internacionalmente. No âmbito acadêmico, a parceria permite aos estudantes dos cursos da área da saúde a realização de estágios e pesquisas na modalidade e a vivência com atletas da base até o alto rendimento. “Essa colaboração já dura dez anos e foi fundamental para alavancar a modalidade na cidade de Caxias do Sul e colocar nosso município no mapa Nacional do Taekwondo”, avalia o treinador Daniel Brisotto, coordenador da Associação.

“Através da arte marcial, nosso objetivo é oportunizar auxílio na formação educacional e pessoal dos nossos alunos. Para os que se destacam no aspecto competitivo, oferecemos a oportunidade de iniciar a formação atlética visando competir no mais alto nível da modalidade. Atualmente, nosso grupo de competição é composto por 15 atletas”, explica Brisotto. Em seu histórico, a equipe já soma mais de 20 medalhas conquistadas em campeonatos brasileiros, mais de 15 medalhas em Copas do Brasil, mais de 200 medalhas em campeonatos estaduais e quatro medalhas internacionais. “Já passaram pela seleção nacional mais de 20 de nossos atletas, representando o país em eventos Mundiais e Panamericanos”, calcula.