Parceria entre a Imobras e a UCSGRAPHENE visa desenvolver compósito inédito

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/07/2021 | Editado em 05/08/2021

Na quinta-feira, dia 8 de julho, foi assinado o contrato de parceria entre a UCSGRAPHENE e a Imobras. O contrato visa desenvolver um compósito inédito, nanoestruturado à base de grafeno, para ser aplicado no processo de fabricação de escovas para uso em motores elétricos de corrente contínua. 

Com uso de materiais avançados, busca-se aumentar a eficiência  de motores elétricos e a vida útil de seus componentes. 

 A parceria para desenvolvimento conta com recursos do Programa FINEP Empresarial ROTA 2030. O programa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção do meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis, caminhões, ônibus, chassis com motor e autopeças, para potencializar o setor automotivo no país.

Gerente comercial da Imobras, Maria Reis reforça que a parceria será de extrema importância e trará mais visibilidade para o mercado nacional do setor. 

Potencial do grafeno

O acordo entre a UCSGRAPHENE e Imobras vai focar no uso e aplicação do grafeno, um dos materiais mais fortes e leves do mundo e o mais fino que existe, que se destaca pela condutividade e é tido como o futuro da tecnologia, especialmente na indústria 

A UCSGRAPHENE é a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada em uma Universidade. Em operação desde março de 2020, reúne a expertise da Universidade de Caxias do Sul conquistada em 17 anos de pesquisa avançada em nanomateriais, gerando grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos inovadores a setores portadores de futuro.