Parceria entre UCS e Frasle Mobility potencializa competitividade de produtos da marca
Cooperação para pesquisa dedicada à aplicação de novos materiais em autopeças foi desenvolvida com formato inédito para a Universidade. Resultados impulsionados pelo modelo foram celebrados em visita de comitiva da Instituição à empresa, na última semana
Hoje com resultados notáveis, o acordo de cooperação entre Universidade de Caxias do Sul e Frasle Mobility, assinado em 2017 e desenvolvido desde então, marcou o estabelecimento de uma parceria estratégica que uniu a dedicação inovadora da UCS, via agência de inovação UCSiNOVA e Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT), ao investimento, pela Frasle, de mais de R$ 2,6 milhões e de mais de 3 mil horas dos colaboradores envolvidos no projeto.
Resultado do projeto, a nova matéria-prima com potencial de aumentar a competitividade dos produtos de fricção da marca Fras-le já teve comprovada a viabilidade da aplicação nos produtos destinados ao mercado ferroviário. Foram constatados ganhos significativos em custo de materiais, otimização de processos de fabricação e maior desempenho em durabilidade do produto, podendo chegar a um TCO (Total Cost of Ownership) cerca de 30% melhor para o cliente final. Outro destaque, esse de viés sustentável, tem a ver com o ciclo de vida do produto, que mostrou uma redução superior a 40% na pegada de carbono em comparação com o que o mercado utiliza atualmente.
Enquanto os pesquisadores ligados à Universidade, com coordenação do professor do PPGMAT Robinson Carlos Dudley Cruz, focaram na geração de informações fundamentais sobre a nova matéria-prima, as equipes de engenharia de produtos da Frasle Mobility concentraram-se no desenvolvimento de um produto e na aplicação em campo para potencializar a competitividade e mensurar performance e benefícios ambientais.
O modelo de cooperação foi inédito para a UCS pela característica de compartilhamento de riscos e resultados do projeto, do ponto de vista acadêmico e de negócios. “A inovação é fruto de pesquisa, que é a nossa expertise”, afirmou o reitor Gelson Leonardo Rech sobre os resultados à ocasião da apresentação da iniciativa ao público no Simpósio de Materiais Avançados da 2ª Feira Brasileira do Grafeno na UCS. O rigor científico, a infraestrutura laboratorial de referência e a vocação inovadora possibilitam a interlocução da Academia com o mercado em iniciativas de impacto no mundo produtivo.
Fotos: Sheila Andreola