Participantes da UCS no Desafio Sou de Algodão expõem coleções no Campus 8
Looks, fotografias e desenhos das criações das acadêmicas integram mostra aberta ao público de 7 a 17 de outubro
Acadêmicas do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul que tiveram seus trabalhos selecionados para participar da terceira edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores agora expõem suas coleções na Galeria de Arte do Campus 8. Aberta ao público, a mostra de looks, fotografias e desenhos das criações ocorre entre 7 e 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Júlia Santini Reinheimer (coleção “Amour Dure”); Júlia Faé e Tainá Bortolini (coleção “Anima”); Luana Giacomin Galafassi (coleção “Ato de Sentir”); Marília Valmorbida (coleção “Protopia”); e Thaynê Barbara de Momi (coleção “Rutendo”) representaram a UCS no concurso nacional. Luana, Marília e Thaynê chegaram até a semifinal regional. Promovido pelo movimento Sou de Algodão e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), o Desafio estimula o uso da matéria-prima na cadeia têxtil e na moda, além de revelar novos talentos neste cenário.
Coordenador do curso de Moda da UCS, o professor Renan Isoton reforça que a exposição valoriza e dá visibilidade às produções das alunas que participaram do desafio. O concurso leva à descoberta de novos talentos do setor e contribui à premissa do movimento Sou de Algodão, de desenvolvimento e renovação da moda brasileira. “Quem visitar a mostra vai ter uma ideia quase que completa da coleção, desde a concepção do processo criativo, com os textos, croquis e fotografias, até o look final confeccionado”, explica.
Sobre Sou de Algodão
O movimento foi criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final a partir de ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Foto: Acervo Pessoal/Divulgação