Peças do projeto Bit Bus ganham exposição no Sky Samuara Hotel
Parte do acervo do museu itinerante que está sendo desenvolvido por professores e pesquisadores da UCS pode ser vista de 6 de dezembro deste ano até 10 de fevereiro de 2024
Parte do acervo do projeto Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática, desenvolvido por professores e pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, estará exposta no Sky Samuara Hotel do próximo dia 6 de dezembro a 10 de fevereiro de 2024. A mostra vai reunir os displays utilizados no dia do lançamento oficial do projeto, realizado no Campus 8 da UCS em 9 de novembro.
As peças interativas apresentam ao público o Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática, um espaço científico-cultural itinerante que será desenvolvido no interior e no entorno de um ônibus, criando uma estrutura de exposição permanente voltada à divulgação científica e tecnológica por meio de ações educativas. O projeto está em fase de montagem e deve estar concluído até o final de 2024. Porém, já há um acervo disponível, constituído por artefatos de computação, hardwares de computador, softwares, fotografias e imagens. Parte desse material foi instalado em displays para compor a exposição. A mostra contará também com uma obra de arte da artista plástica Cris Lisot, que “tricotou” fios de rede de computadores.
Sobre o projeto
A missão do Bit Bus é a de promover a formação de público com ênfase na área da ciência e tecnologia. O projeto está em andamento desde 2018 e envolve muitos processos, pesquisas e ideias. “É muito mais do que um museu da informática, e é uma experiência interativa e sensorial. Queremos contar a história da informática, desde os primeiros aparelhos e disquetes, mas também trabalhar a questão da sustentabilidade ambiental, mostrar a cadeia de valor que existe na reciclagem”, adianta Scheila de Avila e Silva, professora dos cursos de Computação e de Biologia da UCS, pesquisadora do Laboratório de Bioinformática e coordenadora do projeto.
A pesquisadora recorda que a ideia surgiu em 2018, para ser formatada como uma exposição sobre o tema no Campus 8. No entanto, com o envolvimento de professores de diferentes áreas do conhecimento, ganhou uma dimensão maior e mais ousada, e hoje abrange um grupo de 11 pesquisadores de Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias das áreas de Computação, Arquitetura e Urbanismo, Design, História e Ciências Biológicas. “De fixo o projeto se tornou itinerante. Conseguimos reunir um acervo com peças de grande valor histórico. E propomos uma didática envolvente, que pretende sensibilizar o público não apenas contando a história da informática, mas valorizando a sua importância para o desenvolvimento da sociedade moderna”, destaca Scheila. Com a pandemia, o projeto estacionou por dois anos. Mas em 2022, foi retomado, inscrito e contemplado em um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que financia projetos de transformação de veículos automotores em espaço científico cultural.
Visite o site e saiba como contribuir com o projeto: https://www.ucs.br/bit-bus/
Crédito das fotos: Bruno Zulian