Pesquisador do Campus Universitário da Região dos Vinhedos lança livro sobre cigarrinhas-das-pastagens.
O professor e pesquisador do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Wilson Sampaio de Azevedo – doutor em Fitotecnia pela UFRGS e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Biologia, Controle, Diversidade, Morfologia e Taxonomia de Insetos – , juntamente com os professores Adriana Tolotti e Victor Hugo Valiati (ambos da Unisinos), Gervásio Silva Carvalho (da PUC/RS) e José Raul Valério (da Embrapa Gado de Corte), lança a obra “Cigarrinhas-das-pastagens em gramíneas forrageiras no Brasil”, com 120 páginas, pela editora EVANGRAF.
O livro constitui um material prático e didático, destinado a atender as necessidades de estudantes e profissionais da área em todo o território brasileiro. Desde a década de 60, com a introdução de gramíneas exóticas no país, as cigarrinhas-das-pastagens (Hemiptera: Cercopidae) têm merecido destaque como insetos-praga, devido aos danos causados a gramíneas forrageiras e outras plantas. Até então, esses insetos se alimentavam de gramíneas nativas e, em geral, não atingiam elevadas densidades populacionais. Contudo, com a introdução de gramíneas, como as do grupo Brachiaria, as cigarrinhas passaram a ocorrer em altos níveis em pastagens cultivadas, tornando-se um fator limitante para o potencial da bovinocultura nacional.
A obra é uma contribuição ricamente ilustrada, com pranchas de identificação dos táxons confeccionadas utilizando diferentes técnicas, estabelecendo uma conexão entre “Ciência e Arte”. Dessa forma, o trabalho permitirá ao leitor reconhecer as espécies de cercopídeos associadas a gramíneas forrageiras no Brasil, bem como conhecer os Estados de ocorrência das cigarrinhas e suas respectivas plantas hospedeiras.
O livro foi lançado, oficialmente, durante o XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e o X Congresso Latino-Americano de Entomologia, realizado no início do mês, em Gramado.