Playtesters: Universidade de Caxias do Sul busca candidatos para testar games
Inscritos vão compor um cadastro de jogadores do Laboratório de Garantia de Qualidade de Jogos Digitais da UCS responsáveis por experimentar jogos eletrônicos e verificar suas diversas funcionalidades
O Laboratório de Garantia de Qualidade de Jogos Digitais da Universidade de Caxias do Sul (UCS Lab Q.A.), sediado no bloco 71 do Campus-Sede, abre inscrições para interessados em integrar um cadastro de playtesters – testadores de jogos eletrônicos antes de seu lançamento. A iniciativa oportuniza aos jogadores conhecer em primeira mão as novidades desenvolvidas pelos estúdios brasileiros de jogos e contribuir no aprimoramento dos games.
Os selecionados serão responsáveis por experimentar jogos eletrônicos, verificar as diversas funcionalidades planejadas e, como os testes serão acompanhados por profissionais da área de Jogos Digitais, conhecerão processos e tecnologias usadas no desenvolvimento dos games.
O coordenador do UCS Lab Q.A., que também está à frente dos cursos de Criação Digital e de Jogos Digitais, professor Marcelo Luis Fardo, conta que os testes são feitos para diversas finalidades, desde detectar erros de programação, questões de design ou de acessibilidade, até mesmo de preferências de estilos ou de engajamento. “Assim se eleva a qualidade do game, melhorando a competitividade dos estúdios de jogos brasileiros no mercado mundial”, considera.
Os cadastrados serão acionados de acordo com demanda e possibilidade de cada sessão de testes, previamente agendada. Todos receberão certificado de participação, válido como horas complementares. Clique aqui para se inscrever.
Fortalecimento da indústria gaúcha e nacional em jogos digitais
Entre junho e julho deste ano, o egresso em Criação Digital da UCS Bruno Paese Pressanto foi um dos finalistas, entre 12 concorrentes, na categoria “Melhor Jogo de Estudante” do BIG Festival (Best International Games Festival), considerado o maior festival de jogos eletrônicos da América Latina, com o jogo “O Incidente no Bloco 71” – The Building 71 Incident. Em 2022, o game de terror criado na UCS foi duplamente premiado no 21º Festival de Jogos do SBGames, um dos mais tradicionais na produção nacional de jogos digitais, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação.
O coordenador dos cursos de bacharelado em Criação Digital e tecnologia em Jogos Digitais, professor Marcelo Luis Fardo, analisa o potencial do segmento. “Os dados da indústria mostram uma expansão praticamente ininterrupta desse mercado, ano após ano desde o seu nascimento, entre o final da década de 70 e o início dos anos 80. Nos últimos anos, o Brasil tem entrado com força nesse cenário e desenvolvido o mercado interno com uma virada de chave para a produção de jogos, não mais somente consumo”, contextualiza.
O professor explica que grandes estúdios brasileiros já alcançaram o mercado mundial e no Rio Grande do Sul isso não é diferente. “Diversos estúdios empregam centenas de pessoas para produzir jogos e a demanda é constante por profissionais qualificados, aptos a darem vida a esses produtos digitais e contribuírem para o fortalecimento da indústria gaúcha e nacional de jogos digitais”, diz Fardo.
Qualificação na UCS
Extensão
A UCS realiza a segunda edição do curso de Introdução aos e-Sports de 14 de setembro a 26 de outubro, na modalidade on-line. A primeira edição da formação, pioneira no Brasil, ocorreu em 2021, abordando desde os e E-sports à revolução mobile. O curso busca contribuir com conhecimentos que levem ao desenvolvimento de reflexões críticas sobre práticas e atuação no mercado de e-Sports a partir da compreensão sobre o ecossistema dos esportes eletrônicos e todas as suas possibilidades. O professor é o especialista em Ciências do Movimento Humano Rodrigo Selback, guild master da Campus Party Brasil, consultor da Campus Party Colômbia e palestrante de alguns dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do Brasil.
Graduação – Bacharelado
Desde de 2018, a UCS oferece o curso de bacharelado em Criação Digital, (originado a partir do curso de Tecnologias Digitais, criado em 2005), com o objetivo de qualificar para a produção de conteúdos e experiências digitais em diversas áreas na indústria criativa; e para a geração de possibilidades criativas e oportunidades de negócio do mundo digital. O graduado estará preparado para realizar criação digital nos diferentes campos de atuação da indústria tradicional e criativa. O percurso formativo ainda estimula o empreendedorismo, utilizando as tecnologias para explorar os novos mercados e as novas oportunidades de negócios que surgem a todo momento no mundo digital.
Graduação – Tecnologia
O tecnólogo em Jogos Digitais, criado em 2019, oportuniza estudar o design e o desenvolvimento de jogos digitais de entretenimento, educação, treinamento ou publicidade. O profissional que concluir a qualificação estará preparado para criar, projetar, implementar e testar jogos digitais de gêneros e plataformas diversas, para fins de entretenimento, educação, treinamento ou publicidade; e gerenciar projetos de criação de jogos digitais com equipes multidisciplinares. A capacitação ainda permite ao profissional avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento técnicos de jogos digitais; elaborar e desenvolver roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados às plataformas selecionadas.
Confira todos os cursos de graduação da UCS e inscreva-se para o vestibular, em processo seletivo contínuo, em ucs.br/vestibular. O ingresso ocorre a partir de prova de redação on-line, todas as segundas e quintas-feiras, ou pelo aproveitamento da nota da redação no ENEM (de 2017 a 2022) ou em vestibulares anteriores da UCS (a partir de 2018).
Fotos: Marcelo Luis Fardo