Praça da Esperança: projeto de acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo é entregue à comunidade.
A interação entre Universidade e comunidade através do trabalho voluntário pode contribuir para tornar a cidade mais justa, igualitária e acessível a todos.
Uma solenidade festiva, que reuniu os moradores da comunidade do Euzébio Beltrão de Queiroz e os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, marcou a entrega da Praça da Esperança no bairro e o encerramento dos trabalhos dos estudantes que integram o projeto TalisEM – Escritório Modelo. Desde o segundo semestre de 2016, os acadêmicos realizaram diferentes atividades no bairro, com o objetivo de planejar a melhor utilização dos espaços comuns pelos moradores.
No ano passado, as ações procuraram viabilizar intervenções urbanísticas, a partir de práticas de urbanismo participativo, com o intuito de melhorar os espaços públicos, valorizando os lugares de encontro da comunidade e buscando reforçar vínculos e sentimentos de pertencimento.
O grupo envolvido no trabalho – que busca, por meio da interação entre Universidade e comunidade através do trabalho voluntário, contribuir para uma cidade mais justa, igualitária e acessível a todos – promoveu a intervenção na Praça da Esperança, entregue oficialmente no último domingo, dia 4 de março, reunindo os moradores do bairro e os alunos que desenvolveram atividades no local.
Na foto à direita, os participantes do projeto entregam relatório à presidente do bairro. Da esquerda para a direita: os alunos Valdinei Garcia Júnior, Aline Duarte e Elis Oleas, a presidente do bairro Miriam Machado, a coordenadora do projeto, professora Terezinha de Oliveira Buchebuan e a aluna Luiza Signori.
Veja a repercussão do trabalho dos acadêmicos na imprensa externa.
Fotos: divulgação