Premiação do Jovens Pesquisadores celebra compromisso da UCS com a iniciação científica
Em sua 31ª edição, Encontro teve apresentações de 171 trabalhos de todas as áreas do conhecimento. Evento de premiação contou com palestra sobre pesquisa translacional
Entre os eventos consolidados no calendário acadêmico da Universidade de Caxias do Sul, o XXXI Encontro de Jovens Pesquisadores movimentou o Campus-Sede nos dias 3 e 4 de outubro. Sua proposta é a de integrar estudantes envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológica para apresentar e debater os resultados das pesquisas que realizam juntos aos seus orientadores.
Paralela ao evento ocorreu a XIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, uma recomendação do CNPq que visa destacar a produção dos estudantes que atuam em projetos de inovação e tecnologia e despertar a vocação científica dos alunos ao longo da graduação. O Encontro reforça o princípio institucional da UCS de incentivo e excelência na pesquisa acadêmica. A pesquisa é o primeiro dos quatro pilares que sustentam a instituição (pesquisa, inovação, ensino e extensão) e a atividade ratifica o intuito de troca de saberes e estimula os acadêmicos a construírem uma visão crítica sobre o mundo.
Apresentação de Trabalhos
Mais de 170 jovens pesquisadores apresentaram trabalhos ao longo de toda a terça-feira, 4 de outubro. A Área de Ciências Exatas contou com 22 apresentações, enquanto a Área de Ciências Humanas e Sociais teve 72 trabalhos defendidos. Já a área de Ciências da Vida reuniu 79 pesquisadores.
Bolsistas PIBIC-CNPq – Ensino Médio, as estudantes Julia Dani e Julia Molon Zilli, orientadas pela professora Scheila de Avila e Silva, defenderam o projeto Dos Genomas aos likes: divulgando a bioinformática nas redes sociais. O objetivo era o de produzir posts no Instagram para familiarizar os usuários com conceitos básicos da bioinformática e divulgar projetos de Biologia Computacional e Bioinformática. O trabalho está inserido na área de Ciências da Vida. A bioinformática trata de uma área da biologia e da informática que trabalha no armazenamento, análise e difusão de dados biológicos, sequências de ADN e aminoácidos. Na ótica das pesquisadoras, a linguagem utilizada nesta temática é inacessível à população. A partir disso, no trabalho, destacam a oportunidade de utilizar uma linguagem menos especializada, a fim de atingir um maior público, despertando o interesse da população pela ciência.
Pela Área de Ciências Humanas e Sociais, a acadêmica Fernanda Bittencourt Prigol, bolsista PIBIC-CNPq, apresentou a pesquisa Proincluir: Inclusão e formação de professores a partir dos recursos digitais, orientada pela professora Carla Beatris Valentini e escrita também por Cláudia Alquati Bisol. O trabalho teve o intuito de analisar a constituição do processo de formação docente voltado à inclusão e ao aprimoramento do Proincluir, um recurso gratuito e online para a formação inicial e continuada de professores, visando qualificar as práticas escolares e promover a inclusão. As estudantes entendem que a formação docente precisa mobilizar os professores em suas responsabilidades enquanto educadores. De acordo com a pesquisa, isso ocorre por meio de perturbações, que levam os professores a questionarem suas certezas anteriores, abrindo espaço para compreensões. A partir do exposto, defendeu que o Proincluir apresenta potencial como complemento para a formação inicial e continuada de educadores para a inclusão e efetivação das diretrizes públicas.
O pesquisador-bolsista da Área de Ciências Exatas Gabriel Otobelli Bertéli desenvolveu o trabalho Ferramenta que auxilia pacientes sobre decisão cirúrgica para hérnia de disco. A orientação foi do professor Leandro Luis Corso. A pesquisa visou desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão para pacientes e cirurgiões que lidam com a incerteza dos resultados cirúrgicos e as expectativas de ambas as partes no tratamento da hérnia discal lombar sintomática (LDH). Foram coletados dados de pacientes operados entre 2006 e 2017 para avaliar a dor, incapacidade, humor e estado geral de saúde desde o momento pré-operatório até um ano após a cirurgia. Segundo o estudo, os resultados demonstraram a viabilidade e a utilidade de uma ferramenta de apoio à decisão baseada em dados que levam em conta as preferências e as crenças dos pacientes na geração de decisões de alta qualidade e mais utilidade para resultados a longo prazo no tratamento.
Os resumos de todos os 171 trabalhos selecionados podem ser conferidos na galeria de pôsteres.
Reconhecimento e palestra
A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, destacou que a realização do Encontro de Jovens Pesquisadores representa a trajetória da Universidade de comprometimento com a ciência e a tecnologia. “O evento é fundamental para a geração de conhecimento e ela é a motivação que nos une para impactar positivamente a sociedade. Que com isso possamos olhar para as melhorias da comunidade e ao desenvolvimento sustentável”.
Pró-reitor de Pesquisa e Graduação, o professor Everaldo Cescon atentou para o diferencial e a perspectiva que a iniciação científica promove nos estudantes de curso superior. Há 31 anos sendo realizado, Cescon salientou que o Encontro é uma demonstração da aposta da UCS na formação de recursos humanos para o país. Ao parabenizar todos os envolvidos, destacou que “o jovem pesquisador é um recurso valioso e ser bolsista muda a forma como vemos a ciência e a vida”.
Pesquisadora do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, a professora Ivaine Thais Sauthier Sartor conduziu a palestra “Pesquisa científica no cenário atual e a pesquisa translacional”. Ivaine significou pesquisa básica e aplicada. A básica é focada na melhoria das teorias científicas para compreensão de comportamentos ou fenômenos, mas sem a intenção de resolver ou tratar esses problemas. Como o próprio nome sugere, a pesquisa aplicada objetiva determinar o uso prático das descobertas.
Foco da palestra, a professora relacionou os tipos de pesquisa. Acerca do método translacional, explicou que ele consiste na ampliação da pesquisa básica para aplicar no desenvolvimento de soluções na área de saúde, a partir de descobertas em laboratório. Ao falar de sua trajetória acadêmica e profissional, discorreu sobre o funcionamento da pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS) e a sua relevância. “É importante a busca pelo conhecimento, para que se analise a viabilidade de implementar determinado estudo para que a comunidade tenha algum benefício com ele”.
Entrega das Premiações
Após a palestra, foram premiados os estudantes que mais se destacarem a partir dos projetos apresentados, além de menções honrosas pela sustentação oral das pesquisas. Do Ensino Superior, foram agraciados cinco pesquisadores de cada área. Os estudantes do Ensino Médio também foram reconhecidos com um trabalho premiado por área do conhecimento.
Área de Ciências Exatas e Engenharias
Estudantes: Caroline Vigano Rech (BIT Inovação)
Orientador: Juliano Rodrigues Gimenez
Pesquisa: Metodologias para delimitação de faixas de áreas de preservação permanente em ambientes urbanos: uma análise comparativa
Estudante: Maria Eduarda Finger Toigo (BIC-NID)
Orientador: Guilherme Holsbach Costa
Pesquisa: Um estudo sobre o registro de imagens por correlação de fase
Estudante: Luísa de Souza Miola (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: Camila Baldasso
Pesquisa: Avaliação da influência da presença de nanoplaquetas de grafeno na permeabilidade de membranas de psu
Estudante: Fabrício Oselame de Almeida Junior (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: Ademir José Zattera
Pesquisa: Aplicação de nanoplaquetas de argila e grafeno na área odontológica utilizando a tecnologia de prototipagem tridimensional
Estudante: Marina Elizabete Zorge (BIC-UCS)
Orientador: Juliano Rodrigues Gimenez
Pesquisa: Elaboração e aplicação de ações de educação ambiental sobre resíduos sólidos urbanos em um município da serra gaúcha
Exatas e Engenharias – Ensino Médio
Estudante: Julia Molon Zilli (PIBIC-CNPq-Ensino Médio)
Orientador: Scheila de Avila e Silva
Pesquisa: Dos Genomas aos likes: divulgando a bioinformática nas redes sociais
Área de Ciências Humanas e Sociais
Estudante: Fernanda Nunes Setti (PIBIC-CNPq)
Orientador: Ana Maria Paim Camardelo
Pesquisa: Aspectos da violência urbana no cotidiano dos catadores(as) a partir de jornais de Caxias do Sul-RS
Estudante: Gustavo Breidenbach de Lucena (Estágio UCS)
Orientador: Lodonha Maria Portela Coimbra Soares
Pesquisa: O futuro do jovem no mercado de trabalho em Caxias do Sul
Estudante: Thalia Ferreira Alves (BIC-NID)
Orientador: Michel Bregolin
Pesquisa: Caracterização preliminar de elementos a serem considerados para implantação do observatório das trilhas de longo curso do Brasil – observa trilhas
Estudante: Emily de Melo Martello (BIC-UCS)
Orientador: Nilda Stecanela
Pesquisa: Registros etnográficos na pesquisa em educação
Estudante: Leandra Rech (voluntário)
Orientador: Ana Maria Paim Camardelo
Pesquisa: Panorama dos estudos relacionados ao acesso dos direitos sociais e os catadores de materiais recicláveis
Humanas e Sociais – Ensino Médio
Estudante: Valentina Pedroso Nicoletti (PIBIC-CNPq-Ensino Médio)
Orientador: Silvana Boone
Pesquisa: Artistas mulheres na história da arte e reflexos conceituais (in)visíveis na cultura adolescente do Século XXI
Área de Ciências da Vida
Estudante: Bárbara Viescinski dos Santos (PIBIC-CNPq)
Orientador: Vagner Ricardo Lunge
Pesquisa: Detecção dos vírus da cinomose, parvovirose e coronavirose em cães do canil municipal da cidade de Caxias do Sul, RS, Brasil
Estudante: Camila Klein (PROBITI-FAPERGS)
Orientador: Eloane Malvessi
Pesquisa: Indução da esporulação da biomassa de trichoderma SP. em estufa úmida utilizando diferentes matrizes inertes
Estudante: Carine Cristina Serafim Matos (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: Joséli Schwambach
Pesquisa: Controle pós-colheita de botrytis cinerea em uvas com óleo essencial de lippia pusilla
Estudante: Letícia Martins (ITI/CNPq-MAI/DAI
Orientador: Marli Camassola
Pesquisa: Otimização do crescimento micelial utilizando diferentes substratos como fonte de carbono
Estudante: Daniel Maurer Ferreira (PIBIC-CNPq)
Orientador: Cátia dos Santos Branco
Pesquisa: Catequina microencapsulada: processo de obtenção e caracterização físico-química
Ciências da Vida – Ensino Médio
Estudante: Alana Pereira Pegoraro (PIBIC-CNPq-Ensino Médio)
Orientador: Cátia dos Santos Branco
Pesquisa: Avaliação da atividade antioxidante e retenção de compostos fenólicos em extrato fenólico lipossomado
Fotos: Bruno Zulian