Premiação do Mérito Esportivo 2017, na UCS, presta homenagem ao curso de Educação Física.
Na próxima terça-feira, dia 27 de março, o Bloco 70 do Campus-Sede irá sediar a solenidade do Mérito Desportivo, uma promoção do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, que irá premiar os melhores no esporte caxiense em 2017, homenageando profissionais, atletas e entidades promotoras e de extrema relevância para o desporto municipal.
Com início às 19h30min, e pela primeira vez na UCS, a realização da solenidade nas instalações da Universidade é uma forma do Conselho Municipal do Desporto (CMD) distinguir e homenagear o curso de Educação Física que, em 2017, completou 40 anos. Segundo o presidente do Conselho, professor Rafael dos Santos, “o CMD entende que o curso de Educação Física da UCS foi, e ainda é, de extrema importância na formação de profissionais que desenvolvem o esporte e lazer na cidade”.
Sobre o curso de Educação Física, o coordenador, professor Ricardo Rodrigo Rech, comemora a colocação dos egressos e dos acadêmicos no concurso público para professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul: dos 25 primeiros colocados, 17 são da UCS (16 egressos e um acadêmico) e os quatro primeiros colocados são da Instituição.
Os vencedores do Troféu Mérito Esportivo serão divulgados durante a solenidade e a equipe de atletismo da UCS concorre na categoria Comunitária. No próximo ano, o atletismo – uma atividade gratuita e aberta à participação da comunidade – irá completar 20 anos. O coordenador da Vila Poliesportiva da UCS, professor Carlos Bonone, explica que o atletismo, além de atender a crianças de oito a 17 anos e à equipe universitária, acolhe duas entidades sociais que trabalham com crianças em vulnerabilidade social: a SOS Vida e a Sociedade de Educação e Caridade. “Hoje temos aproximadamente 120 atletas, que participam de competições regionais e municipais”. O técnico responsável pela equipe de Atletismo da UCS é o educador físico Fábio Amandio Freitas dos Santos.
A UCS também mantém parceria com entidades como a L’Áqua – Centro de Desenvolvimento de Esporte, Lazer e Cultura para pessoas com necessidades especiais – com atividades na Vila Poliesportiva conduzidas pela professora do curso, Renata Ramos Goulart – que também concorre ao Mérito Esportivo. E Daniel Brisotto, professor do curso de Educação Física, técnico e gestor da Associação Caxiense de Taekwondo, concorre a melhor técnico de 2017.
Foto: Eduarda Milan/Divulgação