Prêmio Hult Prize: alunas de Nutrição da UCS disputam o prêmio de 1 milhão de doláres

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/12/2020 | Editado em 26/01/2021

Com o projeto EPCOW – Experimental Prototype of Collaborative Web, as estudantes desenvolveram uma startup com foco em educação 

O prêmio Hult Prize é considerado a maior premiação internacional no âmbito do empreendedorismo estudantil, voltado diretamente a alunos de graduação e pós-graduação. Na edição 2021, foi proposto um desafio focado na mudança dos sistemas de produção de alimentos. As estudantes Emilia Del Gaudio e Geovana Vidor, do curso de Nutrição da UCS, estão participando desta edição e representam a Universidade na etapa regional do concurso, que tem como tema Comida para o Bem: transformando a comida em um veículo para a mudança. A proposição é impulsionar a criação de ideias com foco na geração de prosperidade e bem-estar para a humanidade. 

Com o projeto EPCOW – Experimental Prototype of Collaborative Web (traduzindo para o português Protótipo Experimental da Teia Colaborativa), as alunas disputam o prêmio de 1 milhão de dólares para sua implementação, que conta com o desenvolvimento de uma ideia visando a uma mudança social positiva. “O EPCOW surgiu da união de pensamentos de duas pessoas que não se conformam com a dura realidade que permeia o problema da fome e do desperdício de alimentos. O projeto será realizado dentro das casas dos brasileiros, por meio de telas de celulares, envolvendo uma série de diferenciais e sua aplicabilidade é a nível mundial” conta a idealizadora do projeto, Geovana Vidor.

Para a realização do trabalho, as alunas estruturaram um plano de negócio para uma startup (seguindo as recomendações do edital do prêmio). A startup é vinculada com o ramo de Food Techs com foco em educação e conexão com toda a cadeia de produção, distribuição e consumo de alimentos. Segundo a estudante, o EPCOW tem como propósito ser uma “teia” de conexão entre pessoas e serviços por meio do empreendedorismo social e busca atingir as comunidades vulneráveis.

O tema da edição foi um dos motivos que motivou as alunas da UCS a inscreverem seu projeto, também a importância da academia para a realização do trabalho “a temática é totalmente alinhada com o que aprendemos em sala de aula e apesar de ser um grande desafio, nos sentimos completamente capazes de competir. Acreditamos que o Hult Prize é uma janela gigante de oportunidades e a lista de benefícios é vasta. Enquanto acadêmicas, para que possamos aproveitar todo o suporte que a nossa universidade oferece para lapidar essa ideia e levar ela pro mundo” reforça Geovana.

As alunas do quarto e quinto semestre de Nutrição destacam também que o aprendizado será valioso enquanto profissionais, alinhando os seus valores com coerência e beneficiando a todos aqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade.