Presidente da Assembleia Legislativa Estadual visita UCSGRAPHENE e Hospital Geral

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/06/2021 | Editado em 11/06/2021

Deputado Gabriel Souza esteve nas mantidas da Fundação Universidade de Caxias do Sul acompanhado do também parlamentar Carlos Búrigo. Nesta quinta-feira, também visitou a Universidade o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Hospital Geral (HG) receberam a visita, no final da tarde desta quinta-feira, 10 de junho, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, acompanhado do deputado estadual Carlos Búrigo e do vereador caxiense Felipe Gremelmaier.

Na UCS, o destino foi a UCSGRAPHENE, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Instituição, com recepção do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, do reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, do professor coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza, e do diretor da Zextec Nano, Hugo Souza.

Abrindo o encontro, o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, convidou os representantes do poder legislativo a auxiliarem na luta pelas demandas da Fundação, que há mais de meio século tem seus objetivos primordialmente voltados à saúde e à educação. “Estamos vivenciando um novo capítulo, uma quebra de paradigma das instituições de ensino ao ir da pesquisa ao produto”, afirmou, remetendo à produção de grafeno.

O reitor enfatizou que, para além de as empresas comprarem o material, é preciso saber utilizá-lo. “Por isso, aqui na UCS, nós pensamos e desenvolvemos os produtos já prontos para sua execução e finalidade”, explicou Kuiava, que projeta o aumento dos investimentos em Caxias do Sul por conta do grafeno, especialmente no próximo ano.

Piazza falou sobre os mais de 17 anos de estudos em nanotecnologia e apresentou os produtos e as aplicações do material, que englobam diferentes áreas: desde polímeros e metais até equipamentos para segurança, energia, construção civil e medicina regenerativa. Souza e Piazza reiteraram que o próximo passo a ser dado é entregar o trabalho da universidade às indústrias. “É nisso que estamos trabalhando agora, juntamente com a migração da parte operacional para a estratégica”, destacou o coordenador da UCSGRAPHENE, que respondeu aos questionamentos de Souza e Búrigo, que se mostraram interessados e parabenizaram pelo trabalho desenvolvido.

Já no HG, também com a presença do diretor geral do Hospital, Sandro Junqueira, os representantes do legislativo foram apresentados à atuação do Hospital com atendimento 100% SUS e abrangência em 49 municípios, suas demandas e iniciativas como a campanha #TodosPeloGeralParaTodos, voltada à conclusão das obras de ampliação do complexo hospitalar, compra e instalação de equipamentos.

Exemplo em nível estadual e nacional

Na manhã desta quinta-feira, o TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade e a planta de produção de grafeno UCSGRAPHENE, também foram apresentados pelos representantes da FUCS e da UCS ao secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb.

O secretário afirmou que a planta de produção da UCS possui um alto nível de maturidade e capacidade de transformação do conhecimento em tecnologia e produtos. Ele parabenizou a todos que, de alguma forma, estão envolvidos no projeto. “O trabalho que vem sendo desenvolvido aqui é um exemplo para o Rio Grande do Sul e para todo o país de como a inovação e a tecnologia devem caminhar”, avaliou Lamb.

Fotos: Renata Chies, Divulgação/HG e Victoria Ruzzarin