Professor da UCS realiza missão acadêmica em universidades da África do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/05/2024 | Editado em 23/05/2024

O docente e pesquisador Danilo Streck participou de painéis e seminários que envolveram temáticas educacionais e socioambientais

Simpósio no Funda College em Soweto (Joanesburgo): saudação de Mr. Maklahene MM, executivo do Funda Center

O processo contínuo de internacionalização da Universidade de Caxias do Sul teve nova representatividade recentemente, desta vez com o professor Danilo Streck. O docente da Área do Conhecimento de Humanidades participou, no mês de abril, de uma missão acadêmica em quatro universidades da África do Sul: Johannesburg University e Witwatersrand University, na cidade de Joanesburgo, e Cape Town University e Western Cape, na Cidade do Cabo. A viagem foi viabilizada através do projeto Professor Visitante, coordenado pela professora June Bam, docente da University of Johannesburg. O intercâmbio entre os dois países começou em 2022 através de um projeto financiado pelo Banco BRICS, e envolveu estudantes e professores da Cape Town University, da UCS e da UNISINOS.

A visita de Streck propiciou reuniões da Cátedra UNESCO em Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental, sediada na UCS, com as cátedras UNESCO daquele país, além de um encontro na sede da UNESCO em Pretória. Dentre as atividades que participou, Streck destaca o seminário sobre pedagogia latino-americana, onde foi possível trocar informações e conhecer os desafios educacionais dos dois países. Nesta esteira, o professor discorreu sobre as semelhanças entre o Brasil e a África do Sul: “Há uma importante semelhança no que se refere à desigualdade social. Lá se trabalha a superação da herança do Apartheid, e aqui ainda lutamos contra uma persistente herança escravocrata. Temos muito a aprender com colegas das universidades sul-africanas, que também possuem excelente nível acadêmico”. Já no Centro para Direitos em Educação e Transformação foi realizada a oficina “Educação e Justiça Social: perspectivas latino-americanas e conexões africanas”, e a conferência “O cuidado da mãe terra e a justiça social: um argumento para a educação em cidadania global”.

Professor Danilo (segundo da esq. p/ dir. no Escritório da Unesco, em Pretória, com Clayton Mukwevho, June Bam e Valburga Schmiedt Streck

Entre os resultados da missão, Strek apresentou a concretização das seguintes propostas de trabalho: colaboração em projetos internacionais vinculados às cátedras UNESCO; a produção de dois livros, um que apresenta, de forma comparativa, o contexto, as concepções e as práticas em educação para a cidadania global, e outro sobre descolonização da produção e disseminação do conhecimento em perspectiva comparada”, com textos originados no seminário integrado realizado pela Universidade de Cape Town e UCS; e a busca de financiamento para a continuidade de atividades do projeto Professor Visitante e de intercâmbios acadêmicos.

Cátedra UNESCO

As cátedras UNESCO têm a função de construir pontes entre a academia, a sociedade civil e as comunidades locais e informar decisões em políticas sobre o tema a que se destinam. Inaugurada na UCS em fevereiro de 2023, a Cátedra “Educação para a Cidadania e Justiça Socioambiental” está vinculada diretamente à Área do Conhecimento de Humanidades e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e propicia uma interlocução permanente com diversos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade.

Fotos: acervo pessoal