Professor Dagoberto Vanoni de Godoy recebe do Legislativo caxiense o título de Cidadão Emérito

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/12/2021 | Editado em 09/12/2021

Há mais de 24 anos na UCS, médico já ocupou diversos cargos na estrutura do curso de Medicina e da área da Saúde, além da coordenação de pesquisas, tendo sido, inclusive, diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida

O pneumologista Dagoberto Vanoni de Godoy é o mais novo Cidadão Emérito de Caxias do Sul. Em sessão solene do Legislativo caxiense, realizada na noite de quarta-feira, dia 8 de dezembro, no plenário da Casa, ele recebeu a honraria.

Dagoberto Vanoni de Godoy tem 59 anos. É casado e pai de duas filhas. Cursou medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas em Porto Alegre, cidade onde também fez residência médica em pneumologia. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o médico cursou mestrado e doutorado. Já na Universidade de Caxias do Sul (UCS), o pneumologista concluiu a sua especialização em Medicina do Esporte e, atualmente, faz parte do corpo docente do curso de Medicina.

Profissionalmente, Dagoberto é reconhecido pelos seus trabalhos, entre eles, a realização do primeiro transplante pulmonar da América Latina, em 1989. Também fundou, em 2009, o Programa de Reabilitação Pulmonar da UCS em conjunto com a sua mulher e também professora da Universidade, Rossane Frizzo de Godoy.

A vereadora Tatiane Frizzo, proponente da homenagem, lembrou em seu discurso que Godoy se notabiliza ao fazer tudo com muito amor. Ressaltou que, ao mesmo tempo em que faz a diferença na vida das pessoas, o homenageado nutre apreço pela música.

Como forma de homenagem, foi exibido um vídeo com declarações de familiares, amigos e colegas de Godoy. Em sua manifestação, o violonista Lúcio Yanel enalteceu que a sensibilidade artística do homenageado pode ser conferida ao piano. Ao término da cerimônia, Yanel se apresentou ao violão, em cujas cordas dedilhou “El condor pasa”, música do peruano Daniel Alomía.

Depois de receber o título de Cidadão Emérito, Godoy também ocupou a tribuna para breves agradecimentos. Referiu-se à família, à honra de ser homenageado pela Câmara e à sua amizade com Yanel. Mencionou, ainda, momentos da sua trajetória de vida e profissional.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul | Fotos: Tales Armiliato/Divulgação