Professora Marly Therezinha Caberlon Zattera recebe Medalha Dom Benedito Zorzi – Mérito Educação
A distinção foi entregue pelo reitor Gelson L. Rech, na última sexta-feira, dia 7 de outubro, no Bloco A da UCS
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, entregou na sexta-feira, dia 7 de outubro, a Medalha Dom Benedito Zorzi – Mérito Educação à professora Marly Therezinha Caberlon Zattera. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Reitoria, no Bloco A da Universidade de Caxias do Sul, e contou com a presença de autoridades acadêmicas.
A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário da UCS, por meio da resolução nº 75/2022. No documento, o reitor reforça as motivações para a entrega da honraria: a Medalha Dom Benedito Zorzi – Mérito Educação é concedida à “Marly Therezinha Caberlon Zattera, em reconhecimento à sua exemplar contribuição para o desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e das artes, assim como o cumprimento da missão institucional da Universidade de Caxias do Sul”.
Sobre a homenageada
Marly Therezinha Caberlon Zattera nasceu em Caxias do Sul em 1938. É graduada em Música, com ênfase em Piano, pela Escola Superior de Belas Artes de Caxias do Sul, em 1957, e foi professora de Piano, do Colégio Sacré Coeur de Marie, e de Música e Canto Orfeônico, do Grupo Escolar Cel. José Pena de Moraes.
Atuou como professora da Escola Superior de Belas Artes, em março de 1961, tendo trabalhado, posteriormente, na UCS até sua aposentadoria, em 1984. Na Instituição, foi Chefe do Departamento de Artes, de 1976 a 1978, e ministrou disciplinas como Acordeon, Prática Instrumental, Técnica de Expressão Vocal, Linguagem e Estruturação Musical.
Junto ao Coral da Universidade de Caxias do Sul, foi cantora, ensaiadora e regente adjunta, tendo assumido a Regência do Coral em 1980.
Foto: Bruno Zulian