Professores da UCS assinam obra sobre a História da Medicina
Com organização de Fábio Eduardo Camazzola e Maria Helena Itaqui Lopes, livro lançado em dezembro resulta da VII Jornada Gaúcha da História da Medicina e conta com a contribuição de vários docentes e acadêmicos da Universidade.
O livro Fatos da História da Medicina, lançado em dezembro, pela editora Oikos, contou com a participação de professores e alunos do curso de Medicina da UCS. Organizado pelos docentes Fábio Eduardo Camazzola e Maria Helena Itaqui Lopes, presidente e vice-presidente da Associação Gaúcha da História da Medicina, torna-se referência na área de estudos.
A obra resulta dos temas elaborados e apresentados na VII Jornada Gaúcha de História da Medicina, realizada em 2020, e reúne, em suas quase 500 páginas, acontecimentos marcantes, descobertas, personagens, histórias e curiosidades, apurados em pesquisas de iniciação científica por graduandos de Medicina.
Cada capítulo pode ser lido de forma independente e compartilha fatos que podem ampliar o conhecimento de todos, independente de estarem ou não ligados à profissão médica. As abordagens compreendem enfermidades, tratamentos e procedimentos, especialidades médicas, Artes e Medicina, personagens notáveis, ensino médico e temas gerais.
“A história da Medicina reflete a história da humanidade. Com ela, pode-se resgatar como se desenvolveram as doenças, suas curas, as descobertas que têm permitido a sobrevivência humana na terra, com os impactos sobre a sociedade e o desenvolvimento em todos os setores relacionados”, traz a apresentação da obra.
Dentre os professores da UCS que contribuíram à publicação estão: Asdrubal Falavigna, Renato Rombaldi, Carlos Ritter, Eleonora Pasqualotto, Guilherme Bosi, Luis Ernesto Bassanesi, Daniel Volquind, José Mauro Madi, Guilherme Brodt, Luciana Segat e Marcelo Sabedotti.