Professores da UCS lançam livro que propõe abordagens pedagógicas inovadoras nas escolas
Obra “Futures Literacy para a Educação: fundamentos e recursos pedagógicos de implementação” destaca a importância do incentivo à pesquisa
Pensar o futuro como possibilidade, e não como um destino dado pelas circunstâncias. Este convite à reflexão permeia o livro “Futures Literacy para a Educação: fundamentos e recursos pedagógicos de implementação”, organizado pelos professores Mateus Panizzon e Nilda Stecanela, da Universidade de Caxias do Sul, e Valquíria Villas-Boas, ex-docente da Instituição e professora visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A obra foi lançada recentemente pela Editora da UCS (EDUCS) – é possível fazer o download gratuitamente neste link.
O Futures Literacy é uma abordagem educacional e cognitiva que se propõe a ajudar as pessoas a compreenderem e engajarem-se de maneira mais eficaz com os diversos “futuros possíveis”. O livro é resultado da aplicação dessa abordagem durante três anos junto a professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Caldas Júnior, em Caxias do Sul.
Conforme os autores, a metodologia contribui para despertar o interesse pela pesquisa, dialogando com as comunidades e fomentando a cultura de inovação nas escolas. O livro detalha essa dinâmica em sete etapas.
“A pesquisa na escola é uma ferramenta pedagógica para desenvolver competências e habilidades, como a promoção do pensar, a reflexão e a elaboração de perguntas que tenham a pesquisa como guia”, acrescenta a professora Nilda Stecanela. Ela também destaca o objetivo de construir uma rede de escolas e universidades que implementem o Futures Literacy como uma abordagem pedagógica inovadora e potencializadora da transformação da relação das pessoas consigo e com o mundo.
O professor Mateus Panizzon observa que, embora existam outros manuais sobre letramentos futuros, se fez necessária a construção de um produto que dialogasse com a educação brasileira, e de possível execução. “A equipe diretiva, professores e estudantes captaram essa metodologia, que é única no país. Nossa ideia é desenvolver esse projeto em outras escolas, porque é uma inovação pedagógica possível de ser implementada”.
Saiba mais
Futures Literacy, ou Letramento em Futuros, é uma competência do Século XXI que leva estudantes a compreenderem por que e como usar o futuro para idealizar, planejar e interagir com a complexidade e as mudanças da sociedade, estabelecendo relações com o passado e o presente. Também consiste em uma extensão do pensamento tradicional, que busca ampliar a competência das pessoas em lidar com incertezas e mudanças em um mundo em constante evolução.
Fotos: Marina da Silva Tusset