Professores retomam atividades acadêmicas em eventos de integração e formação.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/02/2020 | Editado em 21/02/2020
Professores durante o Encontro de Acolhimento – Professores Lúdicos & Lúcidos, realizado no dia 18, no Campus 8.

Organizada pelas equipes do Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais (CINTED) e da Pró-Reitoria Acadêmica, a programação que deu início a mais um período letivo começou nesta terça-feira, dia 18 e estende-se até 21 de fevereiro, e visa reunir todos os professores da Instituição.

Para atender aos objetivos de integração e formação continuada, foram propostas três grandes atividades: o Seminário – Relação Pedagógica Mediada pelas Tecnologias Digitais; o Encontro de Acolhimento – Professores Lúdicos & Lúcidos; e as Oficinas Temáticas com foco na atividade docente.

Na segunda-feira, dia 17, os professores já haviam participado do Encontro com a Reitoria, quando foram apresentadas as principais diretrizes e ações do Planejamento Institucional para 2020.

 

Em sua palestra de abertura do Seminário “A Relação Pedagógica Mediada pelas Tecnologias Digitais”, a pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, abordou o acolhimento e o vínculo na relação pedagógica que se estabelece nos espaços de, aproximadamente, 2.700 turmas de estudantes de graduação, e enfatizou o papel do professor na construção dos projetos de vida e nos projetos de formação profissional desses estudantes.

“Iniciemos pelo reconhecimento às boas práticas e pelo agradecimento a cada um de vocês pelo empenho, pela dedicação e pela competência demonstrada. A  UCS é isso: pessoas em movimento, em busca constante da superação, da ressignificação. Não podemos esquecer que nosso fazer pedagógico representa a razão primeira da existência da Universidade e, nesse cenário, as rotas de conhecimento nos orientam a um só destino: à excelência. Portanto, esse espaço é de reflexão e de reafirmação da importância atribuída a cada um(a), de agradecimento e reafirmação de ânimo para a jornada que começamos ontem”.

Sobre a relação pedagógica na prática cotidiana

Citando autores como o antropólogo em Educação, Carlos Rodrigues Brandão, que denuncia a “poderosa forma de difusa dominância” que invade e coloniza não só a indústria do petróleo e a da mídia, mas também  tenta dominar os territórios de criação e partilha de saberes e o campo da educação, a pró-reitora  explicou que, na contramão dessa “difusa dominância” estão as diretrizes e os princípios institucionais e também as premissas expressas em cada projeto pedagógico de curso, traduzidas nos planos de ensino das disciplinas e no perfil do egresso de cada curso.  “Ouso afirmar que desejamos uma relação pedagógica que articule, sincronicamente, múltiplas dimensões: éticas, estéticas, políticas, culturais, críticas, reflexivas, pessoais e interpessoais, espaciais, temporais, linguísticas, cognitivas, entre tantas outras dimensões. Esse é o papel da universidade. Esse é o papel da formação em nível de educação superior”.

Atenta às inquietudes que perpassam a atividade docente, a pró-reitora deixou claro que não há uma resposta única e precisa para o “como fazer”. E propôs uma autorreflexão em torno de algumas questões: O modo como estou fazendo minhas aulas, e constituindo a relação pedagógica, atende à minha própria expectativa e à de meus estudantes? O que estou fazendo atende ao que o Projeto Pedagógico do Curso preconiza? Minha disciplina colabora na construção do perfil do egresso? O planejamento de minhas aulas contribui com os pontos de chegada previstos na Diretrizes Curriculares Nacionais do meu curso? Consigo mobilizar meus alunos a se motivarem para aprender? Que condições eu tenho ou me são disponibilizadas para fazer diferente? O quanto desejamos oxigenar nossas práticas e potencializar a relação pedagógica em uma perspectiva de acolhimento e vínculo?

Antes de concluir sua fala, a pró-reitora convidou os professores a se envolverem nas atividades propostas para este início de ano. “Não tenho dúvidas de que muitas respostas ao “como fazer” poderão ser encontradas na efervescência que acompanha a programação deste seminário, nas trocas e generosidades que acontecem nas oficinas e no encontro humano proporcionado pelo acolhimento “Professores Lúdicos & Lúdicos”. Por isso, reitero agradecimentos à comissão organizadora, aos anfitriões, aos ministrantes das atividades e a todos(os) vocês que aderiram e se entregaram a esta ideia”.

Nas fotos acima, alguns registros das atividades realizadas professores durante o Encontro de Acolhimento – Professores Lúdicos & Lúcidos, realizado no dia 18, no Campus 8.

Fotos:  Arquivo Campus 8 e Claudia Velho.