Programa CAPES-BRAFITEC oferece bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior para estudantes de cursos de Engenharia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/03/2020 | Editado em 28/07/2023

Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química poderão concorrer a uma das quatro bolsas oferecidas pelo Programa.

Foi publicado nesta terça-feira, dia 17 de março, o Regulamento do processo de seleção de estudantes que desejam participar do Projeto Inovações para a Transição Energética, selecionado no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional CAPES-BRAFITEC, a ser desenvolvido entre 2020 e 2023, numa atuação conjunta entre  a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), e a Université de Lorraine, na França.

INFORMAÇÕES
Leia o Regulamento
Inscrições – Até 17 de abril de 2020
Público-Alvo – Acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química
Bolsas – 4
Início das atividades – Setembro de 2020
Critérios de seleção – Média acadêmica, desempenho no teste de proficiência em língua francesa (no mínimo nível B1) e desempenho na entrevista.

 

Clique na imagem para saber mais sobre as Escolas Francesas de Engenharia que são nossas parceiras no programa CAPES-BRAFITEC.

Na edição deste ano, o Programa CAPES-BRAFITEC oferecerá 12 bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior a serem distribuídas entre a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a  Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os estudantes selecionados desenvolverão atividades nas Escola de Engenharia (ver quadro ao lado) da Université de Lorraine, na França, por um período que pode variar de quatro a doze meses.

Podem participar do processo e seleção os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química interessados em aperfeiçoar sua formação pessoal e profissional com uma experiência internacional ainda durante a graduação e que atendam aos pré-requisitos estabelecidos pelo Regulamento.

No Brasil, além da UCS também participam do projeto a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Da Université de Lorraine, participam quatro escolas de Engenharia: l’École Européenne d’Ingénieurs en Génie des Materiaux (EEIGM); l’École Nationale Supérieure des Industries Chimiques (ENSIC); l’École Nationale Supérieure d’Electricité et Mécanique (ENSEM);  e l’École Nationale Supérieure en Génie des Systèmes et de l’Innovation (ENSGSI).

O projeto prevê a realização de estágios e atividades de iniciação à pesquisa em ambientes de ensino e pesquisa que se relacionam à inovação e/ou transição energética e ambiental dos cursos de graduação em Engenharia de Inovação, Engenharia Química, Engenharia de Energia, Engenharia Mecânica, Engenharia de (Bio)Processos, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Otimização e Engenharia de Produção.

A coordenação geral do projeto é dos professores Marcelo Giovanela, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UCS, e do professor Eric Bonjour, da L’École Nationale Supérieure en Génie des Systèmes et de l’Innovation (ENSGSI)/Université de Lorraine.

Conforme proposta apresentada à CAPES, “as ações previstas no contexto do referido projeto vão diretamente ao encontro das diretrizes do Plano Institucional de Internacionalização das Instituições participantes, e visam o desenvolvimento regional e nacional baseado em “Inovações para a Transição Energética” e na excelência acadêmica. Nesse sentido, as competências adquiridas no contexto da mobilidade acadêmica nas instituições que compõem a equipe desse projeto implicarão na consolidação e na expansão dessas experiências para a melhoria contínua do ensino, da pesquisa e da extensão, visando o alcance de níveis de excelência internacional”.

Criado há 17 anos, com financiamento da CAPES – no Brasil – e dos ministérios franceses das Relações Exteriores e do Ensino Superior, o Programa CAPES-BRAFITEC apoia projetos de pesquisa realizados conjuntamente entre universidades brasileiras e francesas na área da Engenharia, fomentando o intercâmbio entre Brasil e França, estimulando a aproximação das estruturas curriculares e a equivalência de disciplinas e créditos entre as instituições parceiras.

A Universidade de Caxias do Sul já tem uma parceria consolidada com a Université de Lorraine no âmbito do Programa CAPES-BRAFITEC, somando experiências muito positivas de mobilidade internacional de seus futuros engenheiros.

Para o professor Fabiano Larentis, coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da UCS, “esse projeto reforça a consolidação do pós-graduação e da pesquisa na Universidade de Caxias do Sul e a sua importância para o contexto da internacionalização. Em especial, evidencia a competência do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, em suas atividades, principalmente pela capacidade em consolidar sua rede internacional de relacionamentos e seu impacto na sociedade, contribuindo com o compromisso comunitário da nossa Instituição”.