Programa da CAPES contempla sete doutorandos da UCS com bolsa de estudos internacional

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/05/2021 | Editado em 18/07/2023

Iniciativa visa ampliar qualificação dos alunos e contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação.

O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES contemplou sete alunos dos Programas de Pós-Graduação da UCS para realizarem parte de seus estudos no exterior. A iniciativa permite que matriculados em cursos de doutorado no Brasil complementem sua formação com uma experiência de estudos internacional. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.

No total, 650 estudantes em todo o Brasil foram selecionados pelo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O PDSE visa ampliar a qualificação internacional dos alunos de doutorado e contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação (PPGs).

Participam todas as instituições com PPGs com nota igual ou superior a 4, exceto aqueles que integram o Programa Institucional de Internacionalização.

Contemplados com as bolsas

Programa de Pós-Graduação em Administração

Luana Folchini da Costa, com o trabalho Influência dos recursos pessoais e contextuais na promoção do bem estar ocupacional de bombeiros militares sob a ótica da psicologia positiva. País/Instituição: Portugal, Faculdade de Psicologia. Universidade de Lisboa. Orientador UCS: Prof. Dr. Fabiano Larentis / Orientador estrangeiro: Profa. Dra. Maria José Chambel.

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Carina Cassini, com o trabalho Microencapsulação do extrato seco de araucária angustifolia como alternativa para melhorar sua estabilidade e biodisponibilidade oral. País/Instituição: França, Universidade de Lyon. Orientador UCS: Profa. Dra. Mirian Salvador / Orientador estrangeiro: Profa. Dra. Marrie-Alexandrine Bolzinger.

Programa de Pós-Graduação em Direito

Vagner Gomes Machado, com o trabalho Migrantes ambientais: o direito migratório frente às mudanças climáticas e ao colapso dos serviços ecossistêmicos. País/Instituição: Portugal, Universidade de Coimbra. Orientador UCS: Profa. Dra. Fernanda Dalla Libera Damacena / Orientador estrangeiro: Profa. Dra. Maria Alexandra de Sousa Aragão.

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Liane Pointner, com o trabalho O cidadão do mundo e o direito cosmopolita. País/Instituição: Alemanha, Universidade de Bonn. Orientador UCS: Prof. Dr. André Brayner de Farias / Orientador estrangeiro: Prof. Dr. Christoph Horn.

Felipe Taufer, com o trabalho A crítica de Marx à ontologia social: Gramática das alienações e a impossibilidade da Filosofia Prática. País/Instituição: NewYork, Columbia University. Orientador UCS: Prof. Dr. João Carlos Brum Torres / Orientador estrangeiro: Prof. Dr. Frederick Neuhouser.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais

Leonardo Mathias Leidens, com o trabalho Atrito em Nanoescala controlado pela interação luz-matéria: estudo nanotribológico por microbalança de cristal de quartzo (QCM) de suspensões de nanopartículas fotoativas para lubrificação avançada. País/Instituição: North Carolina State University (NCSU). Orientador UCS: Prof. Dr. Carlos Alejandro Figueroa / Orientador estrangeiro: Profa. Dra. Jacqueline Krim.

Camila Sulliani Raota, com o trabalho Avaliação da Atividade Fotocatalítica de uma Membrana de Poli (vinil álcool) e Nanopartículas de Prata na Degradação de Hormônios em Água. País/Instituição: Institute for Advanced Membrane Technology (IAMT) do Karlsruhe Institute of Technology (KIT – Alemanha). Orientador UCS: Prof. Dr. Marcelo Giovanela / Orientador estrangeiro: Profa. Dra. Andrea Iris Schäfer.

Complemento à formação

“A realização de atividades científicas na North Carolina State University é uma oportunidade única, pois será possível complementar o trabalho de Doutorado desenvolvido na UCS e, de maneira mais ampla, minha formação como cientista”, afirma o doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais Leonardo Mathias Leidens. Seus experimentos contarão com a estrutura de ponta, supervisão e experiência da Profa. Dra. Jacqueline Krim, uma das pioneiras e maiores nomes da Nanotribologia, área que estuda os fenômenos relacionados ao atrito, desgaste e lubrificação em escala nanométrica. Além disso, o trabalho terá o apoio do Prof. Alex I. Smirnov, com grande experiência em diferentes tópicos de nanotecnologia. “Serão realizadas atividades com foco científico, no estudo fundamental de mecanismos de atrito em nanoescala em equipamento pioneiramente adaptado pela Profa. Krim, mas com potencial integração dos resultados em inovações tecnológicas, no desenvolvimento de soluções de lubrificação avançada baseada em nanoaditivos e controle de propriedades tribológicas por agentes externos, com foco principal no aumento da eficiência energética de componentes”, descreve.

O objetivo da aluna Luana Folchini da Costa, ao ingressar no doutorado em Administração, sempre foi o de viver a oportunidade de realizar a pesquisa em conjunto com uma instituição estrangeira. “Sou graduada em Psicologia e sempre atuei na área organizacional. Concluí o Mestrado no PPGA-UCS e, agora, curso o Doutorado também neste programa. Junto ao grupo de Pesquisa do Professor Fabiano Larentis, que é meu orientador aqui, pesquisamos temas que permeiam a área de Recursos Humanos com um olhar para a administração. A oportunidade internacional, junto à Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, me permitirá conciliar a visão administrativa com a visão da psicologia organizacional em um tema que já vinha sendo relevante e agora, com a pandemia, tornou-se ainda mais. Pesquiso sobre o bem-estar ocupacional, com foco em profissionais que trabalham em condições de risco constante. Estou realizando a tese no formato de cotutela e assim posso ter a formação em administração e em psicologia. Além de aproximar ambos os programas de pós-graduação e aplicar no Brasil uma metodologia de pesquisa que já vem sendo realizada pelo grupo de pesquisas português, também terei em mãos a titulação de ambas as instituições, o que irá ampliar as oportunidades de carreira futuras. Considero esta experiência internacional uma ótima oportunidade de contribuir com a internacionalização do PPGA e ampliar o nosso networking.