Programa de Pós-Graduação em Educação lança caderno de políticas de autoavaliação
Diretrizes alinhadas à Capes apoiam a busca permanente pela qualidade
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS (PPGEdu) lançou, neste mês de dezembro, seu Caderno de Políticas de Autoavaliação, disponibilizado no repositório institucional da Universidade – acesse a partir deste link. Com 16 anos dedicados à formação de pesquisadores completados em 2024, o PPGEdu visa, por meio da ferramenta, contribuir para a autoformação de seus atores e contemplar movimentos proativos de vários segmentos da comunidade acadêmica, impulsionando reflexões e análises sobre as trajetórias formativas e o pertencimento à Pós-Graduação.
A agenda considera as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a área da Educação, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional da Instituição, o Projeto Pedagógico e o Planejamento Estratégico do PPGEdu, em articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). “Trata-se de um momento ímpar na trajetória de nosso Programa, contemplando a participação de muitas pessoas com o compromisso e o engajamento de pesquisar na área da educação e promover percursos formativos de elevado impacto”, avalia a coordenadora, Andréia Morés. A docente explica que, no âmbito da autoavaliação, quatro comissões se dedicam ao monitoramento das políticas de acompanhamento de egressos, de ações afirmativas, de internacionalização, de disseminação e popularização da ciência.
A novidade foi apresentada no dia 10, durante a reunião do colegiado ampliado do PPGEdu, com a presença das professoras responsáveis pela elaboração do caderno, Eliana Rela e Nilda Stecanela, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, e do diretor da Área do Conhecimento de Humanidades, Vanderlei Carbonara.