Programa de Reabilitação desenvolvido no Centro Clínico da UCS busca tratar complicações Pós-Covid

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/07/2021 | Editado em 20/07/2021

Interessados podem agendar atendimento focado em reduzir sequelas causadas pela contaminação por coronavírus

O Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul desenvolveu um Programa de Reabilitação específico para o tratamento de complicações geradas pela Covid-19.

O atendimento é direcionado para pacientes recuperados de infecção por Covid-19 que apresentam limitações físicas, cognitivas, psíquicas e funcionais, fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade, lentificação do raciocínio, estresse pós-traumático, sequelas pulmonares, cardíacas ou musculares, entre outras. 

Além dessas complicações possíveis nos pacientes que desenvolveram Covid-19, independentemente da idade, o programa se destina a quem teve perda da performance para atividade física, com retorno à prática esportiva acompanhado para evitar lesões.

Quem tem interesse pelo programa de reabilitação precisa agendar uma avaliação com a equipe do Centro Clínico para identificar a necessidade de tratamento. O próprio programa é estabelecido de acordo com a necessidade do paciente, e a avaliação inicial não tem custo.

 No Centro Clínico, o paciente terá o acompanhamento realizado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos. Durante o tratamento, o paciente realiza uma série de procedimentos conforme a necessidade, que podem envolver eletrocardiograma de repouso, espirometria, teste ergométrico ou teste cardiopulmonar de exercício (ergoespirometria), testes funcionais de fisioterapia e testes de aptidão física na academia.