Programação coloca o Direito em pauta no combate às violências

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/09/2022 | Editado em 23/09/2022

Informações sobre iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher, de gênero, nos âmbitos doméstico e familiar podem ser conferidas a partir de atividades on-line e também presenciais, no Campus-Sede

A Universidade de Caxias do Sul promove diferentes atividades que colocam em pauta a importância da atuação jurídica para o combate à violência, com foco especial no enfrentamento dos casos relacionados à mulher, gênero, nos âmbitos doméstico e familiar.

Capacitação para Combate à Violência Contra Mulher

O Projeto Rosas UCS, desenvolvido no Campus Universitário de Nova Prata, oferece capacitações gratuitas acerca de questões jurídicas, sociais e psicológicas relacionadas à violência doméstica e familiar. Objetiva, principalmente, a formação de cidadãos para a atuação como multiplicadores de conscientização acerca da prevenção, punição e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.

As atividades, via Google Meet, já estão em andamento, e a próxima agenda, neste sábado, 24 de setembro, às 8h30, terá como tema Violência Doméstica e Familiar na Prática: Realidade nas Delegacias.

Os próximos encontros abordarão Acolhimento através da Política Pública na Assistência Social às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar na Cidade de Nova Prata, e o Papel do Ministério Público no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Confira as demais agendas e inscreva-se.

Sobre(vivências) – A Vida Começa Quando a Violência Acaba

Também no dia 24 de setembro, no Bloco 58 do Campus-Sede, programação do evento Direito Portas Abertas, das 9h30 às 11h30, que em sua segunda edição tem como tema Sobre(vivências) – A Vida Começa Quando a Violência Acaba, permite conhecer a atuação do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU) da UCS, em casos de violência doméstica. Ainda serão pautas do encontro as casas de abrigo como instrumento de acolhimento e proteção às vítimas de violência doméstica, a violência política de gênero, e haverá apresentação cultural do Slam das Manas, com as poetisas Fernanda Martha e Polliana Abreu.

Saiba mais e inscreva-se gratuitamente.