Projeto capacita em boas práticas cozinheiras e auxiliares da rede municipal de ensino

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/11/2020 | Editado em 20/11/2020

Conhecimentos sobre a utilização adequada dos alimentos contemplam desde o pré-preparo até a apresentação final dos produtos, a fim de evitar contaminação alimentar no ambiente escolar e promover uma alimentação saudável e segura.

Por meio de parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal da Educação (SMED), o curso de Nutrição, junto com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal (PPGSA), realiza um projeto de capacitação para cozinheiras e auxiliares de cozinha sobre boas práticas na manipulação de alimentos. As atividades, teórico-práticas, têm por base a legislação higiênico-sanitária vigente e a finalidade de evitar contaminação alimentar no ambiente escolar e promover uma alimentação saudável e segura.

Durante a formação, entre 18 e 20 de novembro, no auditório do Bloco S na UCS, cerca de 47 cozinheiras e 37 auxiliares de cozinha participam de debate sobre casos recorrentes nas cozinhas escolares e dinâmicas, com conhecimentos sobre a importância da utilização adequada dos alimentos desde seu pré-preparo até a apresentação final dos produtos, incluindo as condutas higiênico-sanitárias adequadas.

Ministram as práticas a professora do curso de Nutrição Heloísa Theodoro, doutora em Saúde Coletiva, estagiários do curso e a médica veterinária mestranda da UCS Amanda Amorim. “A escola desempenha importante papel na formação dos hábitos alimentares saudáveis, visto que é nesse ambiente que as crianças e os adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diário. Na escola de educação infantil a criança realiza até 70% da sua ingestão alimentar diária, desta forma, além de saudável a alimentação precisa ser segura”, destaca a professora na justificativa do curso.