Projeto da UCS que prevê ações seguras diante de desastres naturais está em consulta popular
Grupo de pesquisadores desenvolveu programa em benefício aos 32 municípios do Corede Serra. Período da votação é de 27 de novembro a 1º de dezembro
O projeto Cidades Mais Seguras: Qualificando a Gestão de Riscos de Desastres, elaborado pelo grupo de pesquisadores do CityLivingLab, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, está concorrendo na Consulta Popular do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O período de votação inicia-se na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, e segue até 1º de dezembro. Para participar, basta acessar este link em posse da senha do gov.br ou do Título de Eleitor.
O objetivo central do Cidades Mais Seguras: Qualificando a Gestão de Riscos de Desastres é criar um diagnóstico aprofundado que auxilie os municípios na gestão de riscos, principalmente de tragédias naturais, a exemplo de enchentes, ciclones e deslizamento de terras. Seguindo as diretrizes da ISO 37123, norma internacional que define indicadores para cidades resilientes, e acompanhando indicadores associados aos riscos identificados, o projeto propõe a capacitação de pessoal para auxiliar comunidades na tomada de decisões estratégicas diante de situações de emergência. Nesse propósito, ele contempla 32 prefeituras que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (Corede Serra).
“Reconhecemos a necessidade de agir proativamente, contribuindo para a preparação, recuperação e adaptação de nossas cidades diante de eventos naturais cada vez mais frequentes. Nosso compromisso é fornecer para cada uma das cidades inventários de riscos, painéis de dados, estudos personalizados, materiais de capacitação e um portfólio abrangente de ações para a gestão de riscos. Agora que estamos na fase final, da Consulta Popular, precisamos dos votos para tornar esse projeto uma realidade”, destaca a coordenadora do Projeto, professora Cintia Paese Giacomello. “A preparação de uma cidade pode ser caracterizada desenvolvendo uma compreensão detalhada dos riscos, tomando medidas para reduzir a vulnerabilidade e a exposição e aprimorando a conscientização e a participação de indivíduos, famílias e empresas”, finaliza.
A Consulta Popular do Governo do Estado do Rio Grande do Sul é um mecanismo de democracia participativa, com o qual a população define diretamente parte dos investimentos do orçamento estadual. Nesta edição, são R$ 55 milhões disponíveis para distribuição entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Saiba mais e participe.