Projeto Nacional VER-SUS Brasil tem a participação de estudantes da UCS.
Acadêmicos de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e Farmácia da UCS fizeram uma imersão no Sistema Único de Saúde de Caxias do Sul, atuando em conjunto com acadêmicos da UDESC, FSG, UNISINOS, PUC, UNINTER e UNIPAMPA, entre 19 e 25 de fevereiro.
Os últimos dias de fevereiro possibilitaram a um grupo de 14 acadêmicos dos cursos da área da Saúde de IES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná a participação do Projeto Nacional VER-SUS Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e União Nacional de Estudantes (UNE). O Projeto VER-SUS foi desenvolvido em quatro cidades da Região Sul e somente dois no Rio Grande do Sul: Caxias do Sul e Santa Maria.
A UCS participa do Projeto desde 2004 e nesta edição colaborou com o fornecimento de alojamento para os 14 estudantes e participou da comissão organizadora em Caxias do Sul.
O VER-SUS é um projeto de vivências no Sistema Único de Saúde, tendo como objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões relacionadas à formação e ao trabalho em saúde, em diferentes contextos: na universidade, nos serviços de saúde, na gestão, nos movimentos sociais e populares, nos espaços de controle social. E ainda, tem o intuito de potencializar os debates acerca da afirmação do SUS enquanto sistema universal, seu fortalecimento e sua consolidação.
A imersão em uma vivência do VER-SUS reflete a possibilidade de vivenciar de perto a realidade da saúde pública, de motivar a mudanças contínuas e o desejo da luta em prol disso. O VER-SUS, por se caracterizar pela imersão de estudante no cotidiano de trabalho no SUS, possibilita ampliação de visibilidade e consciência crítica e reflexiva sobre a atenção, a gestão e sua relação com as comunidades, associando o trabalho com a promoção e proteção em saúde com a participação popular e os movimentos sociais.
O VER-SUS constitui-se como uma atividade de Educação Popular em Saúde, articulando ensino e serviço, com vistas a uma formação direcionada para atuação no Sistema Único de Saúde, em uma perspectiva de agentes transformadores e multiplicadores. Os estudantes após a vivência poderão relatar às instituições de ensino suas experiências, estimulando outros estudantes a participarem e discutirem a realidade deste sistema. A experiência pode proporcionar outros espaços de encontros, articulações e trocas entre estudantes, instituições de ensino, serviços de saúde e atores sociais.
Em Caxias do Sul, os sete dias de imersão possibilitaram a integração, a reflexão, a discussão, as trocas de conhecimento, o estudo e as rodas de conversa. Os acadêmicos vivenciaram sob uma ótica e perspectiva desmistificadora a realidade de alguns serviços de saúde, como a Rede de Atenção Psicossocial (CAPS Reviver, Residencial Terapêutico), o Serviço de Urgência e Emergência (PA 24 horas, UPA Zona Norte e SAMU), as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Oliva e São Caetano, os serviços hospitalares (Hospital Geral, Hospital Pompéia e Clínica Professor Paulo Guedes), os serviços especializados (Centro de Saúde Clélia Manfro, Centro de Especialidades em Saúde, UNACON) e conheceram os fluxos de gestão da saúde do município.
DEPOIMENTOS
Os acadêmicos da UCS – denominados no projeto como “viventes” – enfatizam a importância da participação neste projeto.
“Não serei mais a mesma a partir desta vivência” – Fabíola dos Santos Giani, do curso de Odontologia, ressalta que o VER-SUS mudou a sua forma de ver a realidade da saúde pública. “Foram sete dias com estudantes de vários cursos da saúde e uma intensa vivência conhecendo hospitais, UBS e outras estruturas que atendem o SUS, além de conversas com profissionais que vivem esta realidade e nos mostraram o quanto o amor e a dedicação superam a falta de auxílio e cooperação que deveriam receber. Não serei mais a mesma a partir desta vivência. Pude me tornar mais humana frente às necessidades das pessoas, além da convivência em grupo que fortaleceu o sentimento de que equipe unida é necessária para superarmos as dificuldades e levar o verdadeiro direito e significado de saúde para a população”.
“Experimentar e aprender além daquilo que se estuda na graduação” – Fabricius Luís Corrêa, também da Odontologia, avalia que o VER-SUS “é uma experiência transformadora nos mais diferentes aspectos, pois possibilita a imersão ao Sistema Único de Saúde. Tal vivência é uma ferramenta complementar de formação importante para a graduação, pois permite aos viventes experimentarem e aprenderem além daquilo que se estuda na graduação. A imersão possibilitou palestras importantes e as experiências foram focadas nas questões teóricas e práticas do Sistema Único de Saúde. O projeto tem obtido êxito com o comprometimento em formar estudantes com uma visão humanizada para o Sistema Único de Saúde”.
“É possível mobilizar a comunidade e manter um serviço de qualidade” – Carina Soares da Veiga, do curso de Fisioterapia, destaca que a “vivência possibilitou também uma integração cultural. As realidades mostraram a verdadeira faceta do SUS e que, em alguns lugares, ainda é preciso evoluir em conjunto, como no caso da saúde mental. A vivência permitiu observarmos um lado mais humano de alguns profissionais que atuam apaixonados por todos seus pacientes e, mesmo com a equipe reduzida, mostraram que é possível mobilizar a comunidade e manter um serviço de qualidade. E ainda mostrou a importância da equipe multiprofissional para não fragmentar o serviço. Por fim, a vivência deu abertura para problematizar, trazer questões e o crescer como grupo, para um debate multidisciplinar com diferentes visões que fomentaram a minha vontade de conhecimento sobre a saúde pública e o quanto é importante o coletivo e a prevenção”.
“A construção de um SUS que não pode parar” – Rodrigo Reichenbach, do curso de Medicina, atuou como facilitador no processo (o facilitador é sempre um ex-vivente do VER-SUS, que atua como responsável por estimular e garantir o processo de produção e participação ativa nos processos decisivos e na organização da vivência). Ele ressalta o crescimento e o aprendizado com a participação no programa. “Esse estágio de imersão possibilita visitações estratégicas em serviços do SUS; palestras que esclarecem o seu funcionamento organizacional; atividades desenvolvidas por profissionais para os viventes, as quais levam à reflexão; e os debates fomentados pelo intercâmbio de ideias dos acadêmicos. Diversas ideias foram trabalhadas, as quais pulverizarão o Brasil e beneficiarão sua população na construção de um SUS que não pode parar”.
“Para sermos seres humanos mais completos” – O acadêmico do curso de Farmácia, Vinicius de Souza Casaroto, atuou na Comissão Organizadora do projeto em Caxias do Sul. Ele explica que “vivências e estágios na Rede do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é uma oportunidade única para a formação acadêmica. Como comissão organizadora deste projeto, pude observar conceitos como conhecimento transdisciplinar, equipe multiprofissional, humanização dos serviços, acolhimento deixando de ser conhecimentos teóricos e passando a ser vivenciados em prática. Participar do VER-SUS é uma das experiências mais enriquecedoras que tive em minha vida acadêmica, possibilitando uma expansão das noções dos desafios a serem encontrados na vida do profissional da saúde não apenas no SUS, mas no âmbito da saúde de uma forma geral. Com o fim da vivência, tenho certeza que todos os envolvidos tiveram um engrandecimento não só em sua vida profissional, mas também para serem seres humanos mais completos”.
Os estudantes interessados em conhecer ou se inscrever para a próxima edição do VER-SUS Caxias podem entrar em contato com Núcleo de Educação e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), pelo fone (54) 3218-2788.
Fotos: Divulgação do Projeto