Projeto UCS Comunidade leva ações educativas e de cidadania ao bairro Desvio Rizzo.
Edição piloto foi realizada na Escola Municipal Nova Esperança, no sábado, dia 11 de maio. Acadêmicos e professores de diferentes cursos participaram da iniciativa que visa reforçar a presença da UCS na sua comunidade de abrangência.
Lucia Mazetto Costa, de 41 anos, e a filha Anne Marie Mazetto Costa, de 7 anos, chegaram à Escola Municipal Nova Esperança com uma caixinha de sapato. Nela traziam a pequena Mimi, gatinha de apenas 45 dias de vida. O animal de estimação faz alegria da pequena Anne, e tem o carinho da mãe Lucia. Foi para saber quais os cuidados necessários para garantir a saúde do bichinho que as duas visitaram a unidade móvel do curso de Medicina Veterinária.
Atendidas pelos alunos do curso, as duas ficaram sabendo que a castração só é possível a partir do sexto mês de vida. Também foram orientadas em relação às vacinas que devem ser feitas. Saíram do local felizes com as instruções – e mais seguras do que precisam fazer daqui para frente para manter o bem-estar do animalzinho.
A unidade móvel da Medicina Veterinária estava na entrada da escola. A partir daquele local, diversas atividades planejadas pela Universidade movimentaram o sábado de centenas de pessoas que passaram por ali. Das 9h às 14h, o espaço de ensino sediou a iniciativa piloto do projeto UCS Comunidade, com estudantes e professores de diferentes áreas trabalhando em conjunto para oferecer orientações e serviços à população.
Conforme o coordenador de Extensão Gilberto Hummes, a iniciativa experimental busca entender o fluxo de público e o engajamento da comunidade. A ideia é que, ao longo do ano, ocorram outras edições, em diferentes regiões de Caxias do Sul. Também se estuda a proposta de levar a ação para outros municípios da área de abrangência da UCS.
“O projeto UCS Comunidade é vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica e, além de reforçar o pertencimento da Universidade com a comunidade e de divulgar as nossas ações, tem como objetivo engajar as equipes dos cursos”, explica o coordenador, ao relacionar o aspecto social e educativo da iniciativa.
Durante parte da manhã e da tarde, as salas de aula da escola serviram de espaços para acolher a comunidade. Os cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida realizaram diversas ações, entre elas, informações sobre consumo de alimentos, oficina de primeiros socorros, medição de glicemia, aferição de pressão sanguínea, oficina de equilíbrio, serviços de estética e bem-estar, dicas sobre plantas medicinais, conscientização a respeito das doenças sexualmente transmissíveis, práticas de danças, além de fornecer orientações sobre pequenos animais.
O Escritório Modelo de Arquitetura (TaliesEM), o Serviço de Assistência Jurídica (Saju), o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Naf) e o curso de Engenharia Ambiental também participaram com serviços de orientação sobre temas que envolvem suas áreas de atuação.
Para embelezar e empoderar
Rosane Vieira, de 46 anos, trabalha diariamente na Escola Municipal Nova Esperança, atuando no setor de limpeza. Neste sábado, voltou à escola, mas com um outro propósito: aproveitar os serviços oferecidos pelas estudantes do curso de Estética e Cosmética. Em um dos estandes, sob orientação dos docentes, as acadêmicas realizavam limpeza de pele e maquiagem.
“A pele ficou ótima. Essa atividade é muito legal e importante porque há famílias sem condições de ter esse serviço. Aqui, elas têm essa oportunidade”, exemplifica Rosane, sintetizando o grande objetivo do projeto UCS Comunidade: democratizar as oportunidades.
Fotos: Claudia Velho