Projetos de eficiência energética de acadêmicos de Engenharia destacam-se em programa da RGE.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/01/2019 | Editado em 15/08/2019

Programa Educacional de Eficiência Energética, da RGE, premiou os projetos de duas acadêmicas de Engenharia Elétrica. 

A Universidade de Caxias do Sul, com professores e alunos sob a coordenação do Instituto de Saneamento Ambiental – ISAM, participou do Programa Educacional de Eficiência Energética – PEEE, da RGE, destacando-se pelos projetos desenvolvidos durante a iniciativa, voltados ao uso racional da energia elétrica.

As acadêmicas de Engenharia Elétrica, Elisa Pinheiro Dalla Palma Priscila Klein (nas fotos, com a professora Andréa Cantarelli Morales), foram premiadas com o  1º e o 2º lugar, respectivamente, por projetos voltados para a eficiência energética e de diminuição de consumo em prédios do Campus-Sede. 56 acadêmicos e seis docentes dos cursos de Engenharia Elétrica, de Controle e Automação, Ambiental e Civil participaram do Programa.

O Programa incluiu um curso com três encontros presenciais e aulas semipresenciais, realizados entre março e novembro de 2018, totalizando 260 horas. As linhas de trabalho, segmentadas entre indústrias, poder público e instituições sem fins lucrativos, dedicaram-se à temática da redução de consumo, demanda e custos nas instituições participantes, e no fomento a uma cultura de conservação e uso racional de energia e à geração de portfólios voltados à eficiência energética entre os órgãos, instituições e empresas.

>Saiba mais sobre os projetos que envolvem a UCS e RGE.

Entre os trabalhos desenvolvidos, os que apresentaram melhores resultados foram submetidos à uma chamada pública da RGE voltada a projetos de eficiência energética, edital que contemplou os blocos B, C, D, G, K e V, no Campus-Sede. O principal objetivo dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, segundo a professora Andréa Cantarelli Morales, que acompanhou as atividades, foi desenvolver o levantamento de todos os blocos da Instituição, portfólio que poderá ser aproveitado em novas chamadas públicas.

Organizados em equipes, os participantes da UCS elaboraram projetos de eficiência energética para edificações da Universidade no Campus-Sede e em locais como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e os campi de Vacaria, Farroupilha, Canela e Bento Gonçalves, abrangendo a área de iluminação, pela maior demanda de consumo energético.

Programa de Eficiência Energética – RGE
A iniciativa da RGE envolveu mais de 600 estudantes em uma programação que incluiu capacitação e elaboração de projetos práticos de gasto eficiente de energia elétrica, que poderão ser implementados nas organizações e instituições.