Projetos de pesquisa nas áreas de História e Educação são apresentados à 4ª CRE
Professor José Edimar de Souza esteve na coordenadoria para divulgar pesquisa à supervisora pedagógica Catiuscia Nagel
Na terça-feira, dia 13 de setembro, o pesquisador e professor José Edimar de Souza, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em História (PPGH), juntamente aos bolsistas de iniciação científica Gabriel Pereira de Oliveira, do curso de História, e Franciele Pereira da Silva, do curso de Psicologia, visitou a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, em Caxias do Sul, para apresentar projetos de pesquisas à professora Catiuscia Nagel, supervisora pedagógica da entidade.
O grupo de pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM), coordenado pelo professor José Edimar e pela professora Terciane Ângela Luchese, diretora da Área do Conhecimento de Humanidades, mantém as pesquisas “Grupo Escolar no Vale do Sinos e na Serra Gaúcha no Século XX: Histórias, Culturas e Práticas”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (FAPERGS), e “Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no Século XX: Culturas e Práticas em Perspectiva Regional”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os estudos, apresentados à coordenadoria regional, contam com o envolvimento de 40 pesquisadores de diferentes instituições do Estado vinculados ao grupo de pesquisa.
O objetivo dos projetos envolve o levantamento de informações acerca dos grupos escolares entre 1950 e 1972 e da organização das escolas de ensino fundamental que, naquele contexto, representaram uma modernização das práticas de ensino e favoreceram a consolidação do ensino graduado. A pesquisa deve ser concluída até 2026 e, dentre as atividades previstas, prevê a realização de um curso de extensão gratuito para professores representantes das instituições escolares investigadas, bem como a organização de um repositório digital para recuperar a memória e a história das instituições do Vale dos Sinos, da Serra Gaúcha e da região Norte do Estado.
O levantamento inicial do número de grupos escolares na região da Serra Gaúcha envolve mais de 100 escolas, distribuídas em 33 municípios. Nesse sentido, no decorrer do período de estudos, diferentes escolas serão visitadas no intuito de reunir fontes para o desenvolvimento da pesquisa.
A primeira etapa resultou na publicação de dois livros. O primeiro, em formato físico, publicado em 2021, e o segundo, em formato de E-book, publicado no início de 2022. As obras podem ser adquiridas na livraria da UCS ou, para o formato digital, o download pode ser feito pelo link.