Publicação sobre cidades inteligentes, humanas e sustentáveis tem contribuição de docentes da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/06/2021 | Editado em 18/06/2021

Estudo foi conduzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). Artigos das professoras Janaina Macke e Maria Carolina Rosa Gullo versam sobre ecologia urbana e estratégias para cidades resilientes.

Como as cidades brasileiras podem se desenvolver respondendo aos desafios que os novos tempos lhes impõem? A pergunta norteou o estudo conduzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), entre 2019 e 2020, que resultou em publicação com participação das professoras pesquisadoras da UCS Janaina Macke, engenheira civil, e Maria Carolina Gullo, economista.

Modelo de cidades inteligentes apresentado no artigo da professora Janaina Macke.

Inicialmente, o estudo envolveu a escuta de diversos atores, etapas de pesquisa e reuniões de trabalho que culminaram no Seminário “Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”, realizado em outubro de 2019, e na posterior sistematização e materialização do conhecimento na obra “Cidades Inteligentes: uma abordagem humana e sustentável”, lançada em março de 2021.

No conteúdo, são contemplados dois capítulos que resultam do trabalho das professoras da Universidade, intitulados: “Princípios da Ecologia Urbana para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes-Sustentáveis”, de Janaina Macke, e “Estratégias para Cidades Resilientes: a análise do caso da cidade de Caxias do Sul (RS)”, elaborado em conjunto entre Janaina e a docente Maria Carolina Gullo.

O trabalho se constitui como referência para a implantação de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis no contexto brasileiro e, também, em uma série de proposições legislativas com vistas à promoção do desenvolvimento nacional.

A obra completa pode ser acessada gratuitamente a partir deste link.