Qualidade dos serviços garante renovação de convênio entre UCS e prefeitura para gestão da UPA Zona Norte

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/07/2021 | Editado em 23/07/2021

Ao final do primeiro ano de administração da Universidade, completado em 30 de junho, acordo foi renovado até 31 de dezembro deste ano.

Um ano de regularização de serviços, sem falta de médicos, sem reclamações de usuários e com uma média de 6 mil atendimentos diretos ao público por mês, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tranquilização na prestação do serviço público, em uma área sensível como a da saúde, ainda mais em meio à pandemia da covid-19, é o grande ganho do primeiro período de gestão da Universidade de Caxias do Sul a frente da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Zona Norte da cidade. Como resultado, o convênio do município com a UCS, iniciado em 1º de julho de 2020 com validade de um ano, foi renovado até 31 de dezembro de 2021, tendo a administração municipal já manifestado interesse na continuidade do acordo para o próximo ano.

Encontro da Comissão da Saúde da Câmara em debate à situação das UPAs em Caxias do Sul. Foto: Ana Paula Rech

“Foi um ano muito bom. Mesmo tendo que, de certa forma, aprender algumas particularidades da atividade UPA e das operações do SUS, conseguimos prestar um bom serviço, o que vem sendo reconhecido pela comunidade”, avalia o diretor geral da unidade e gerente de Recursos Humanos da UCS, Nilton Kleber Nicolodi.

A aprovação comunitária refletiu-se nas manifestações dos vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Caxias do Sul, em reunião pública sobre as demandas das UPAs ocorrida no dia 8 de julho. Acostumados a receberem as reivindicações e protestos da população quanto aos serviços das unidades de saúde, os parlamentares salientaram a alta qualidade de atendimento da UPA Zona Norte passou a apresentar desde que a UCS assumiu a gestão.

Com 200 funcionários – sendo 40 médicos, 24 de enfermagem e 64 técnicos de enfermagem, mais o pessoal administrativo e auxiliares, equipes de limpeza, segurança e apoio –, a UPA Zona Norte presta atendimento de urgência e emergência em clínica geral e pediatria, além de serviços de odontologia. Para o recebimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal, o que remete à possibilidade de contaminação por covid-19, uma tenda de triagem foi instalada na área externa da unidade, que está localizada na Rua João Gregório Paniz, 602, no bairro Centenário II (ao lado da sede da Codeca).