Qualificação promovida pela UCS alcança 1,6 mil professores da rede pública estadual.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/07/2018 | Editado em 16/07/2018
Palestra Ética na Docência, com o prof. Idalgo José Sangalli, no Salão de Atos da Reitoria do Bloco A.
Oficina Pressupostos e competências da BNCC: aprender a ser, conhecer, fazer e conviver, com a prof. Fabiana Kaodoinski, no UCS Cinema.

Um total de 72 palestras e oficinas prestadas por professores, doutorandos e mestrando da UCS envolveu o aperfeiçoamento pedagógico de docentes de 14 municípios da região no sábado, dia 14. 

A partir da manhã desta segunda, em torno de 1,6 mil professores da rede pública estadual entrarão em sala de aula mais qualificados para atuar na educação básica de crianças e adolescentes de 14 municípios da região.

Por meio de uma parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) cerca de 70 docentes, doutorandos e mestrandos da Universidade de Caxias do Sul promoveram para os professores da rede estadual, no sábado, dia 14, um total de 72 palestras e oficinas que compuseram o seminário Contexto Educacional em Movimento: Compartilhando Conhecimento, Experiências, Saberes e Fazeres, voltado à atualização e qualificação pedagógica

Participaram profissionais de todos os municípios cobertos pela 4ª CRE (Antônio Prado, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Jaquirana, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Francisco de Paula e São Marcos). Divididas em três blocos, as atividades ocorreram em diversas dependências da UCS, no campus-sede, e se encerram com apresentações culturais no Centro Cívico.

Coordenação do seminário foi do reitor Evaldo Kuiava; da coordenadora pedagógica da 4ª CRE, Ivanete Rocha de Miranda; e do coordenador de Extensão da UCS, Gilberto Hummes (foto), além do professor José Arthur Martins.

Parceria pela competência – A coordenadora pedagógica da 4ª CRE, Ivanete Rocha de Miranda, destaca a abrangência de temas e abordagens trazidas pelo seminário. Elas foram definidos em conjunto a partir das demandas apresentadas pela coordenadoria e de sugestões feitas pela UCS, por meio da Coordenadoria de Extensão, sendo aprofundadas conforme as premissas da Base Nacional Comum Curricular (conjunto normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da Educação Básica, que corresponde aos níveis de ensino Fundamental e Médio).

“É a qualidade do Ensino Superior, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, que pode fortalecer a Educação Básica”, defende Ivanete, destacando que a escolha da 4ª CRE pela UCS se deve, além da abrangência regional, do caráter comunitário e da atuação social, à amplitude do atendimento da Universidade à educação da região, “não só formando os professores, mas também investindo no aperfeiçoamento e qualificação deles de forma contínua e atualizada”.

A coordenadora ressalta ainda que as temáticas do seminário atenderam todas as modalidades (Indígena, Núcleos de Jovens e Adultos, do Campo e de Territorialidades Negras) e todas as áreas do conhecimento (Linguagens, Humanidades e Sociais, da Natureza, Matemática) da Educação Básica.

Encerramento no Centro Cívico contou com apresentação da Banda Marcial do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.

Preparação para a diversidade De tal modo, as palestras e oficinas, trataram das dez competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, que se dividem em três dimensões de aprendizagem: sócio-emocional, do conhecimento e da comunicação. “Uma atividade como esta é um investimento em novas formas de ensinar, buscando estratégias para atender à clientela de estudantes que está chegando agora à escola com tantas diversidades”, aponta Ivanete. “Esse novo contexto nos leva à busca do aprofundamento dos saberes científicos, pedagógicos e didáticos dos professores, buscando garantir as aprendizagens dos alunos nas três dimensões educacionais”.

Um exemplo prático disso é a inserção de tecnologias na educação, abordada pelos professores da UCS nas temáticas sobre inovação do seminário. Segundo a coordenadora pedagógica da 4ª CRE, os docentes da Educação Básica podem, com a tecnologia, criar projetos de pesquisa que envolvam o levantamento de dados, estudos e formulação de conclusões pelos alunos, com o uso de sofwares educativos, além da socialização via internet, do conhecimento
produzido em sala de aula.


‘Cuidar de si é se preparar para cuidar do outro’

No encerramento, reitor Evaldo Kuiava destacou o cuidado com o outro que envolve o fazer educacional.

Na solenidade de encerramento, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, destacou o caráter abrangente da visão educacional proposta pela Universidade no seminário, com enfoque na formação humana dos estudantes, para além do repasse de conhecimentos e da formação técnica. Além disso, salientou a importância dos professores terem investido na própria qualificação ao participar das atividades. “Cuidar de si é se preparar para cuidar do outro; neste caso, é uma forma de zelo com o que é preciso para dar conta das demandas dos alunos”, definiu.

 

Seminário ‘Contexto Educacional em Movimento: Compartilhando Conhecimento, Experiências, Saberes e Fazeres’ – atividades:

Bloco 1 – sábado pela manhã:

– Empreendedorismo e inovação na educação, com Evaldo Kuiava, reitor da UCS, no UCS Teatro;
– Gestão da curiosidade, com Mateus Panizzon (Sala 111 – Bloco F);
– Ética na docência, com Idalgo José Sangalli (Salão de Atos da Reitoria – Bloco A);
– Pressupostos e competências da BNCC: aprender a ser, conhecer, fazer e conviver, com Fabiana Kaodoinski (UCS Cinema);
– Fundamentos de aprendizagem ativa, com Odilon Giovannini Júnior (Sala 321 – Bloco J);
– Vivenciando experiências, refletindo práticas: o lúdico na escola, com Gisele Belusso e Mariana Parise Brandalise Dalsotto (Sala 317 – Bloco J);
– Base Nacional Comum Curricular e Linguagem, com Carla Roberta Sasset (Sala 205 – Bloco E);
– Abordagem restaurativa, com Katiane Boschetti da Silveira, pedagoga, facilitadora e instrutora de cursos de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz (Sala 418 – Bloco J);
– Avaliação escolar integrada ao planejamento pedagógico, com Cristiane Backes Welter (Auditório do Bloco H);
– Meio ambiente como tema transversal curricular, com Vania Schneider (Auditório 116 – Bloco E);
– Empreendedorismo, com Ademir José Zattera (Sala 308 – Bloco V);
– Leitura como estratégias pedagógicas, com Ana Lúcia Buogo (Auditório do Bloco J);
– As tecnologias educacionais na educação básica, com Claudia Mara Sganzerla (Sala 203 – Bloco E);
– Diversidade com abordagens nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular e Linguagem, com Sarai Sánchez de León Fernández (Sala 308 – Bloco J).

Bloco 2 – sábado pela manhã:

– Desafios da escola na contemporaneidade, com Flavia Fernanda Costa (Sala 313 – Bloco J);
– Gestão escolar e trabalho em equipe, com Fayni Carneiro Leite (Sala 314 – Bloco J);
– Psicologia e saúde coletiva, com Denise Rasia Bosi (Auditório do Bloco H);
– Ensino de tecnologia: a Linguística de Corpus nas aulas de língua e literatura, com Sabrina Bonqueves Fadanelli (Sala 203 – Bloco F);
– Juventude, escola e aprendizagem, com Fabiana Kaodoinski e Carla Roberta Sasset (UCS Cinema);
– A importância do componente curricular História na escola, quando este é trabalhado pelo viés da micro-história para a macro-história, com Tatiana Mélo Cardoso (Sala 326 – Bloco E);
– Escola e pesquisa: um encontro possível, com Simone de Oliveira (Sala 312 – Bloco F);
– Estratégias de mediação na aprendizagem: ensinar também é lembrar como se aprende, com Maria Isabel Silveira Furtado (Sala 310 – Bloco F);
– Práticas musicais para a sala de aula: o ensino da Música assalta a cozinha, com Deise da Silva Santos (Sala 309 – Bloco E);
– Interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos(EJA), com Delcio Antônio Agliardi (Sala 103 – Bloco E);
– Educação, inclusão e pessoa com deficiência visual: cegueira e baixa visão, com Fernanda Toniazzo (Sala 201 – Bloco E);
– Pensamento computacional, com Helena Graziottin Ribeiro (Sala 101 – Bloco E);
– Matemática financeira para o dia a dia, com Beatriz Volkart Vaccari (Sala 205 – Bloco E);
– Ensinando a tabuada com música e jogos, com Roselice Parmegiani (Sala 104 – Bloco E);
– Políticas educacionais e marcos legais para escolas do campo/rurais, com Franklin Peña Mujica (Sala 214 – Bloco F);
– A linguagem das Artes Visuais e da Música, com Sinara Maria Boone (Sala 324 – Bloco E);
– Cuidados com a postura no nosso dia a dia, com Eléia de Macedo (Sala 114 – Bloco F);
– Territorialidades negras e indígenas, com Carina Monteiro Dias (Sala 216 – Bloco F);
– As ciências na escola e sua contribuição para a educação cidadã, com Anna Célia Silva Arruda, Karen Fiuza e Maria Alice Reis Pacheco (Sala 216 – Bloco F);
– Deficiência intelectual: pensar em práticas e buscar novos caminhos para inclusão, com Querubina Aurélio Bezerra (Sala 307 – Bloco F);
– Audiodescrição na escola: transformando imagens em palavras, com Milena Schneid Eich (Sala 313 – Bloco F);
– Inclusão escolar de estudantes migrantes: desafios da prática escolar, com Helenara Sironi de Moraes (Sala 314 – o Bloco F);
– Inclusão escolar: tecnologias assistidas como recurso para a aprendizagem, com Caroline Carminatti Scussiatto (Sala 315 – Bloco F);
– Minicurso “BNCC: pelo direito à infância na escolarização da criança”, com Patrícia Giuriatti (Sala 112 – Bloco F);
– Situação do professor no atual contexto social, com Liliane Maria Viero Costa (Sala 315 – Bloco J);
– Educação nutricional para professores, com Carin Weirich Gallon (Sala 308 – Bloco J);
– Acessibilidade na literatura infantojuvenil, com Daniela Corte Rea (Sala 102 – Bloco F);
– Plantas medicinais: benefícios e cuidados com o uso, com Melissa Schwanz (Sala 316 – Bloco J);
– Alfabetização até o 2º ano: que história é essa? Língua Portuguesa nos anos iniciais na BNCC, com Taciana Zanolla (Sala 423 – Bloco J);
– Organizações sociais e espiritualidade, com Jaime João Bettega (Sala 104 – Bloco F);
– Noções de boas práticas na cozinha escolar, com Heloísa Theodoro (Sala 313 – Bloco E);
– Conhecendo e transitando a Base Nacional Comum Curricular, com Simone Côrte Real Barbieri (Auditório do Bloco E – Sala 116;
– A subjetividade na construção docente – Sendo professor desde a inteireza do ser, com Eliana Maria do Sacramento Soares e Caroline Kloss (Sala 209 – Bloco E);
– Escolas: lugares de memórias e conexões (Sala 303 – Bloco E).

Bloco 3 – sábado à tarde:

– O supervisor escolar na contemporaneidade: desafios e superações, com Flávia Fernanda Costa (Sala 312 – Bloco J);
– Responsabilidade social do profissional da educação, com Felipe Taufer (Salão de Atos da Reitoria, Bloco A);
– Inclusão escolar de estudantes migrantes: desafios da prática escolar, com Helenara Sironi de Morais (Sala 113 – Bloco F);
– Ensino médio: potencialidades e desafios, com Cineri Fachin Moraes e Jocianne Giacomuzzi Pires (Auditório do Bloco H);
– Trabalhando com projetos interdisciplinares, com Gladis Franck da Cunha (Centro de Convivência);
– Modelagem matemática, com Ana Cristina Possapp Cesa (Sala 202 – Bloco J);
– A pesquisa como caminho didático e investigativo, com Gabriel Sperandio Milan e Pelayo Munhoz Olea (Sala 302 – Bloco J);
– Roda de conversa: desafios e tensionamentos da pesquisa em sala de aula, com Isadora Alves Roncarelli (Sala 304 – Bloco J);
– Direito de aprendizagem, com Mariana Rocha Bernardi (Sala 317 – Bloco J);
– Práticas musicais para sala de aula: o ensino de Música assalta a cozinha, com Deise da Silva Santos (Sala 203 – Bloco E);
– Interdisciplinaridade no ensino médio e ensino médio integral – Áreas de conhecimento, com Vanderlei Carbonara (Sala 205 – Bloco E);
– Twitter como ferramenta pedagógica, com Scheila de Avila e Silva (Laboratório de Informática Móvel – Bloco J);
– Políticas educacionais e marcos legais para escolas do campo/rurais, com Franklin Peña Musica (Sala 215 – Bloco F);
– Paratextos e estratégias de leitura em sala de aula (datashow), com Daniela Corte Real e Maria Isabal Silveira Furtado (Sala 201 – Bloco F);
– Territorialidades negras e indígenas, com Carina Monteiro Dias (Sala 202 – Bloco F);
– Minicurso “BNCC: pelo direito à infância na escolarização da criança”, com Patrícia Giuriatti (Sala 111 – Bloco F);
– Deficiência intelectual: pensar em práticas e buscar novos caminhos para inclusão, com Querubina Aurélio Bezerra (Sala 110 – Bloco F);
– A subjetividade na construção docente – Sendo professor desde a inteireza do ser”, com Eliana Maria do Sacramento Soares e Caroline Kloss (Sala 305 – Bloco J);
– O Paradoxo do estoque caseiro de medicamentos e seu uso racional, com Gabriel Rodriguez Martins de Freitas (Sala 418 – Bloco J);
– Alfabetização científica: uma leitura de mundo, com Graziéla Rossetto Giron e Heloísa Giron (Sala 307 – Bloco J);
– Alfabetização até o 2º ano: que história é essa? Língua Portuguesa nos anos iniciais na BNCC, com Taciana Zanolla (Sala 201 – Bloco J);
– Modelos culturais: o impacto sobre práticas pedagógicas, com Samanta Kélly Menoncin Pierozan (Sala 314 – Bloco J);
– Abordagens do ensino fundamental anos finais na perspectiva da BNCC: linguagens, com Fabiana Kaodoinski (Sala 316 – Bloco J);
– Mediação de leitura e biblioteca escolar, com Delcio Antônio Agliardi (Auditório Bloco E – Sala 116).

Fotos Claudia Velho/UCS e Berenice Stallivieri/especial UCS