Ranking dos melhores cientistas da América Latina inclui pesquisadores da UCS
Classificação internacional Alper-Döğer Scientific Index relaciona 61 professores em atividade na Instituição. Em recorte do mês de outubro, avaliação cita a UCS como 38ª colocada entre as mais de 550 universidades participantes
A Universidade de Caxias do Sul segue presente no ranking Alper-Döğer Scientific Index, edição 2023, que destaca os melhores cientistas da América Latina. Excerto deste início de outubro da classificação, que tem por base dados que refletem tanto a performance dos últimos cinco anos quanto de toda a carreira do pesquisador, conta com 61 pesquisadores em atividade na UCS. A lista inclui 38.890 pesquisadores brasileiros.
O AD Scientific Index também classifica as instituições de Ensino Superior. A UCS obteve a posição número 79 entre mais de 1.900 universidades, de 34 países da América Latina, que tiveram pesquisadores ranqueados. Entre as 555 universidades brasileiras participantes, é a 38ª colocada.
Desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döğer, o levantamento avalia o desempenho científico individual e a produtividade de pesquisadores de todo o mundo, utilizando os indicadores acadêmicos índice-h (que aponta a produtividade e o impacto de cientistas de acordo com o número de artigos produzidos com citações recebidas), o índice i10 (que refere o número de publicações com, no mínimo, 10 citações) e o escore de citações no Google Acadêmico (plataforma mundial de pesquisa e acesso à produção científica de universidades).
O ranking Alper-Döğer Scientific Index é elaborado por uma organização independente e utiliza nove parâmetros considerando a pesquisa e a produtividade em todas as grandes áreas do conhecimento: Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia e Teologia; Ciências Jurídicas; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais; e Ciências Sociais.
Dedicação e Investimento
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, destaca a expressividade do corpo de pesquisadores da Universidade, dado ilustrado pelo ranking. “São profissionais extremamente dedicados ao ensino e à produção científica com foco no benefício à comunidade, no desenvolvimento da região. Seus estudos e projetos conectam-se ao mercado e à realidade social, em uma atuação de excelência que impacta fortemente na qualificação dos nossos alunos”, considera.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor Everaldo Cescon, pontua a presença crescente da UCS nos rankings que consideram a pesquisa. “Graças aos investimentos, mas, sobretudo, à dedicação de nossos pesquisadores, que acreditam que a pesquisa científica pode dar uma grande contribuição para encontrar soluções que combinem o desenvolvimento econômico de hoje com as necessidades das gerações futuras, que atenuem o desequilíbrio entre a riqueza de poucos e a pobreza de muitos. E, diga-se, os mecanismos do livre mercado nem sempre são suficientes”, considera.
O professor reforça a necessidade de investir fortemente no capital humano, com anos de instrução e formação. “Investe-se nas atividades de pesquisa e desenvolvimento com laboratórios, com formação de recursos humanos, com um clima cultural favorável à inovação. São ativos de alto rendimento que geram grandes benefícios para a coletividade”, avalia. Ele reforça, nesse processo, a importância da intensificação da relação da Universidade com as empresas, visto que a pesquisa é financiada pelo poder público, mas, cada vez mais, pelo setor privado e, inclusive, individualmente, por cidadãos.
* Dados extraídos no dia 3 de outubro de 2022.
Professores em atividade na UCS que compõem o ranking:
Ademir José Zattera
Adriana Miorelli Adami
Aldo José Pinheiro Dillon
Alex Eckert
Alexandre Altmann
Alexandre Fassini Michels
Ana Cristina Fachinelli Bortolini
André Gustavo Adami
Camila Baldasso
Carine Geltrudes Webber
Carla Beatris Valentini
Carlos Alberto Costa
Carlos Alejandro Figueroa
Cátia Dos Santos Branco
Cesar Aguzzoli
Cintia Paese Giacomello
Cláudia Alquati Bisol
Claudio Antonio Perottoni
Cleide Calgaro
Deonir De Toni
Eloane Malvessi
Fabiano Larentis
Fernanda Lazzari
Gabriel Vidor
Guilherme Bergmann Borges Vieira
Gunther Johannes Lewczuk Gerhardt
Jadna Catafesta
Janaina Da Silva Crespo
Janaina Macke
Janete Eunice Zorzi
Jonathan Soldera
Lademir Luiz Beal
Leandro Luís Corso
Leandro Viçosa Bonetti
Leonardo Dagnino Chiwiacowsky
Luciano Da Silva Selistre
Marcelo Giovanela
Marcelo Godinho
Marcia Maria Cappellano dos Santos
Maria Cristina More Farias
Matheus Poletto
Matheus Parmegiani Jahn
Nilda Stecanela
Odacir Deonisio Graciolli
Odilon Giovannini Junior
Paulo Fernando Pinto Barcellos
Pedro De Alcântara Bittencourt César
Raquel Saccani
Roberto Birch Gonçalves
Rodrigo Panosso Zeilmann
Rosmary Nichele Brandalise
Rossane Frizzo De Godoy
Sandro De Castro Pitano
Sheila De Avila E Silva
Suelen Osmarina Paesi
Susana Gastal
Suzana Maria De Conto
Terciane Ângela Luchese
Thiago Barcellos Da Silva
Valquiria Villas Boas Gomes Missel
Wilson Antônio Steinmetz