Região de abrangência da UCS abriu 1,6 mil empregos formais em setembro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/10/2021 | Editado em 27/10/2021

A Carta de setembro do Mercado Formal de Trabalho foi divulgada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, confira os destaques:

No Brasil, foram abertos 313,9 mil empregos formais, e o Rio Grande do Sul criou 13,8 mil postos de trabalho.

Na região de abrangência da UCS também houve abertura de vagas, com 1,6 mil novos empregos em setembro. A maioria das cidades registrou desempenho positivo, sendo Caxias do Sul o município que abriu mais postos de trabalho no mês, com 567 vagas criadas, a maior parte na Indústria. Farroupilha, Bento Gonçalves, Canela e Garibaldi completaram o posto de cinco municípios que mais geraram empregos no mês. Apenas São Sebastião do Caí e Vacaria registraram saldo negativo.

Além disso, observou-se que a geração de empregos em setembro foi concentrada nos Serviços e na Indústria, ao mesmo tempo que a Agropecuária freou a retomada em algumas localidades.

Segundo aponta a análise, o saldo positivo da região reflete a retomada econômica – na maior parte das cidades, os níveis de criação de empregos estão se aproximando dos patamares pré-pandemia, sobretudo na Indústria, no Comércio e nos Serviços. A ampliação da vacinação tende a corroborar com a retomada econômica, contudo, o aumento da inflação e, consequentemente, dos juros pode brecar o aumento das atividades econômicas em um futuro próximo

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).

Acesse o documento completo.

Mais informações podem ser conferidas na página do Observatório do Trabalho.