Reitor destaca importância da continuidade da reinvenção, da esperança e da confiança mútua para superação de desafios

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/02/2021 | Editado em 23/02/2021

Tradicionais no início do ano letivo, encontros da Reitoria com Professores e Funcionários, desta vez, foram on-line e traduziram a gratidão da gestão universitária aos colaboradores, compartilhando atualizações sobre conquistas e projetos institucionais.

O último ano foi repleto de desafios, exigindo de todos empenho e trabalho intenso para que a Universidade de Caxias do Sul permanecesse cumprindo com o seu objetivo de promover a educação de excelência. A gratidão pela dedicação ficou registrada nos Encontros da Reitoria com Funcionários, realizado na tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, e com os Professores, no turno da noite. Junto com o agradecimento, o reforço do compromisso com a reinvenção contínua, que somada à confiança mútua entre as equipes e seu envolvimento, é motor para a sustentabilidade institucional e para novas conquistas.

“A verdade é o que tecemos juntos; com esse espírito de confiança queremos iniciar formalmente o semestre, com a esperança e a confiança de que vamos superar todos os obstáculos e obter êxito”, conclamou o reitor Evaldo Antonio Kuiava. “Que em 2021 possamos fazer as melhores escolhas por um pensamento aberto, ético, responsável, que possa se materializar nas ações e atitudes do dia a dia”. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, reiterou a gratidão para com os “que se dedicam a dar continuidade ao trabalho de êxito escrito de maneira muito responsável pelos que nos antecederam”.

Ao capital intelectual da universidade, seus professores, Kuiava resumiu: “vocês fazem acontecer uma das mais belas manifestações do espírito humano: a ciência”. Presente no encontro dos docentes, o vice-reitor e sub-reitor do Campus da Região dos Vinhedos, Odacir Deonisio Graciolli, projetou a superação do momento atual, que é de “crise, não apenas de saúde, mas econômica e também de valores. Esse time vencedor está atuando para fazer do ano letivo o melhor possível dentro das condições”, afirmou.

Salas de aula sem paredes

Na apresentação, o reitor dirigiu os olhares para projetos, ações institucionais e também sociais, como o envolvimento da UCS no enfrentamento à pandemia, que traduz o fazer científico em consonância com a missão institucional de prover soluções para a comunidade. Ele destacou a manutenção das atividades em movimento durante todo último ano nas plataformas digitais para que os estudantes pudessem seguir concretizando seus projetos profissionais e de vida – nos últimos dois semestres, foram ofertadas quase sete mil disciplinas de forma síncrona, encontros de acolhimento, afetividade e interatividade em salas de aula sem paredes. Como ponto positivo, o fortalecimento da relação pedagógica reconhecido pelos estudantes – na avaliação on-line, o índice de aprovação dos docentes pelos acadêmicos foi o maior desde a implantação do processo.

Vídeo sobre o trabalho do grupo Valida Práticas para a biossegurança de ambientes e ações da comunidade universitária, produzido pelo UCSPlay.

“Temos como compromisso seguir formando pessoas que continuem dando conta não só da vida profissional, mas que ao passar pela UCS tenham uma formação muito mais ampla enquanto seres humanos, para dar conta das demandas da vida como um todo”.

Soluções

Com foco na comunidade e em combate à Covid-19, elencou-se iniciativas como a produção de álcool gel e solução antisséptica; de EPIs – com mais de 200 mil unidades distribuídas; o desenvolvimento do ventilador pulmonar Frank 5010 e do novo Thor; a aplicação de testes e diagnósticos; pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico em resposta à pandemia; formaturas de gabinete, on-line e presenciais com protocolos especiais – 1.400 acadêmicos já colaram grau neste período de pandemia; entre outras ações.

Continuidade: 1.400 acadêmicos já colaram grau neste período de pandemia.

A criação do grupo de trabalho Valida Práticas e a implantação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação – COE-E Local foram lembradas como fundamentais para a orientação das práticas voltadas à segurança e ao bem-estar da comunidade universitária.

Conquistas

Dentre as conquistas mais recentes, o reitor falou sobre a expansão do alcance da Universidade para o Planalto Médio e o Litoral Norte, com unidades em Vila Maria e Torres. O conceito quatro no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação em 2020 e os ótimos resultados no Enade também foram pauta, assim como a manutenção da presença da Instituição em rankings nacionais e internacionais e os reconhecimentos e premiações alcançadas por docentes, que atuam na popularização da ciência.

Dentre os programas da Universidade, seguiu-se o movimento de implantação e consolidação; a criação de coordenadorias; e o redimensionamento de processos acadêmicos.

Extensão

A extensão foi um braço comunitário especialmente relevante no decorrer do último ano, com quase 1.500 cursos lançados em meio à pandemia e 984 eventos realizados. O Programa UCS na Comunidade em Formato Digital ofertou 261 atividades gratuitas, alcançando mais de 40 mil participantes em atividades com dedicação voluntária dos docentes.

Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

O último ano teve grandes momentos no âmbito da inovação tecnológica, movida pela pesquisa científica – como o lançamento do UCSGRAPHENE, planta produtiva de grafeno, e da agência de inovação – UCSiNova, voltada para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e serviços na articulação entre comunidade e academia.

{A programação de volta às aulas para os professores tem continuidade com oficinas, seminário e a atividade Professores Lúdicos & Lúcidos.}